Análise – Independence Day: Resurgence

Esta análise escrita não contém spoilers, esses foram guardados para a vídeo-análise assim como a explicação mais detalhada da opinião escrita abaixo.

Sempre soubemos que quando um filme atinge um certo nível de estatuto, por muito mau, ou bom que seja, mais tarde ou mais cedo vamos ter uma sequela. Idependence Day: Resurgence é isso mesmo, uma sequela de um filme que apesar de não ser um grande astro do cinema, acabou por espantar na altura com os seus visuais e uma história que apela ao nosso orgulho. Este novo filme não só é uma sequela, como se passa exactamente 20 anos depois do original contando com muitas das personagens de Independence Day representadas pelos mesmos actores.

Quando entrei na sala de cinema temi que este fosse apenas um Cash Grab e de certa forma até o é, se não gostarem deste género de filmes não vale a pena verem, pois nenhuma qualidade do filme suplantará o género do mesmo, se por outro lado gostaram do original então este certamente proporcionará duas horas de divertimento. Tal como o título original indica, este é o regressar dos mesmos aliens e não uma Nova Ameaça como é indicado pelo título português.

Sem entrar em spoilers vou dirigir-me desde já aos problemas que encontrei com a história: Incoerência com a realidade, estupidez humana no seu melhor, devem estar a gozar quando justificam a não exploração de um dado tesouro deixado para trás da última invasão… Em suma, a história não só é uma “salganhada” como as tentativas de fazer com que esta tenha sentido deixam imensas dúvidas; por outro lado a parte do enredo que se dedica ao que se passa neste filme não é surpreendente mas entrega uma boa experiência dentro dos padrões do original. Mais uma vez quem gostou do original provavelmente irá gostar deste.

independence day resurgence pn ana 1

Surpreendentemente em Independence Day Resurgence se conseguirmos suplantar as nossas questões sobre os elementos do filme que já referi, aquilo que nos espera é um filme com o espírito do original e devo dizer que abandonei a sala de cinema bastante satisfeito e até intrigado com a última revelação do filme. De resto esperem ver novas personagens a interagir com as personagens originais, alguns desenvolvimentos entre personagens e imensas referências nos diálogos sobre o original assim como referências visuais. No entanto e de realçar que o filme tenta preencher-se com humor e na sua maioria os visuais são muito bons, no entanto a batalha final deste filme é bastante fraca uma vez que reduz uma raça inteligente a um bando de malucos que nada têm a ver com aquilo que foi explicado ao longo do filme.

Positivo

  • Divertido para quem gosta do género
  • Visualmente é apelativo
  • Final

Negativo

  • Não oferece nada original
  • Clichés no que diz respeito aos aliens
  • Algumas cenas não fazem qualquer sentido tendo em conta os interesses dos humanos

pn-razoavel-2016

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?

More Posts

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?