Análise – Inazuma Eleven GO: Shadow / Inazuma Eleven Go: Light

inazuma-eleven-go-shadow-light-rev-top-pn

A Level-5 é exímia na produção dos seus títulos e tem uma boa variedade no que toca a temas. Inazuma Eleven é um desses exemplos onde o estúdio japonês aborda o futebol de uma maneira diferente e cria uma fórmula que tem gozado de um bom sucesso nas mais recentes portáteis da Nintendo.

Chega então uma nova dupla de jogos da série, Inazuma Eleven GO: Shadow e Inazuma Eleven GO: Light e que decorrem dez anos após os eventos de Inazuma Eleven 3. Este jogo marca também o início da produção de jogos da série nativamente para a Nintendo 3DS.

inazuma-eleven-go-light-shadow-rev-4-pn

Neste jogo vamos conhecer Arion Sherwind, um jovem que sonha em fazer parte da equipa Raimon Eleven. Esse sonho acaba por se concretizar, mas Arion descobre uma verdade muito dura. Todo o futebol encontra-se corrompido e comandado por uma entidade de nome Fifth Sector, onde os jogos são combinados para favorecer o ranking de certas escolas, por isso a escola de Raimon terá que obedecer várias vezes e deixar-se perder. Arion fica devastado pela descoberta, mas as coisas não ficam por aqui.

Este tema de corrupção mostrará o lado mais humano e desesperado das personagens, havendo um grande sentimento de frustração nas derrotas combinadas. O que vale é que tanto Arion como algumas personagens sofrerão grandes golpes mas farão de tudo para que esta situação sofra um revés. Preparem-se também para o aparecimento de personagens dos jogos anteriores.

inazuma-eleven-go-light-shadow-rev-6-pn

Este é o primeiro Inazuma Eleven a ser produzido de raiz para a 3DS e as diferenças estão rapidamente à vista, mas vamos começar por partes. O jogo continua com o mesmo sistema RPG onde a experiência conseguida nos jogos de futebol que fazemos fará com que os jogadores subam de nível e tornem-se mais fortes. Um cuidado no equipamento de futebol também é necessário, isto para garantirmos que os jogadores dêem o seu máximo. Chuteiras, luvas e até colares irão aumentar atributos dos jogadores e estão à venda em lojas.

Ao contrário de muitos RPGs, Inazuma Eleven sempre teve um enfoque bastante forte na narrativa, sendo que irá comandar a nossa progressão no jogo. Dada à facilidade com que temos para progredir no jogo com a inclusão de setas e instruções no ecrã, muito raramente iremos vaguear fora dos sítios que nos mandam ir. Apesar de ser uma aposta bastante segura, torna o jogo demasiado concentrado e veremos os vários capítulos do jogo a passar rapidamente.

inazuma-eleven-go-light-shadow-rev-5-pn

Mesmo assim, e se quiserem vaguear pelo cenário fora, existem lojas onde podem fazer a compra de equipamento, pontos especiais que repõem a energia dos jogadores, ou até pontos de treino que aumentam certos atributos. Ao contrário do dinheiro, neste jogo teremos pontos especiais de nome Prestige Points e Friendship Points. Enquanto o primeiro serve para a compra de equipamento e não só, os Friendship Points são importantes para o recrutamento de jogadores.

Para além da experiência mais concentrada, os random-encounters foram retirados em favor de um sistema em que nós falamos com os NPCs para começar jogos. Estes são facilmente reconhecidos como pontos vermelhos no mapa e os combates começarão normalmente. No final de cada jogo, se houver jogadores interessados em jogar na nossa equipa, eles pedirão para se juntar à Raimon.

inazuma-eleven-go-light-shadow-rev-1-pn

Os combates ou jogos estão divididos de duas maneiras, existem os principais de 11 contra 11 e os de 5 contra 5. Os 11 contra 11 são jogos fundamentais para a história e podem ser equiparados a bosses, enquanto que os 5 contra 5 baseiam-se no sistema acima menciona que substitui os random-encounters pelo que terão alguns mini-jogos, desde marcar um único golo, roubar a bola ao adversário ou manter a bola e existe também a invocação de espíritos especiais durante o jogo que dão mais força e espectacularidade ao jogo.

O estilete é o ponto fundamental deste jogo. Com uma vista aérea vamos dar instruções em tempo real para os jogadores que estão em campo, como passar para um certo jogar com um simples toque, ou então traçar o caminho que fará com a bola. Continua bastante simples e intuitiva. O cansaço fará sentir-se, e tal como existe HP e MP nos RPGs tradicionais, os jogadores em campo terão duas barras, uma para a energia e outra para capacidade de efectuar ataques especiais. Faz-se tudo muito naturalmente, havendo pequenas alterações que a jogabilidade agora mais difícil.

inazuma-eleven-go-light-shadow-rev-2-pn

Na apresentação notamos um grande salto gráfico neste jogo, mas mesmo assim continua a não ser o ponto mais exuberante de todo o jogo. Ao contrário dos sprites que antes eram vistos, agora temos personagens modeladas em 3D e o mesmo acontece com os cenários. Continua tudo muito familiar para os fãs e o tema escolar continua a ter muita força. As cinemáticas complementam muito bem este jogo muito focado no anime havendo também actuações de voz que podiam ter sido melhor trabalhadas, havendo sotaques um pouco desajustados neste tipo de jogo.

Inazuma Eleven GO Shadow / Light é um passo tímido na direcção correcta. O jogo já tira partido de algumas das capacidades da portátil da Nintendo, mas no que toca ao jogo em si, é uma experiência que parece andar sempre de mão dada com o jogador, havendo demasiados facilitismos.

Positivo:

  • Novas personagens
  • Tema de corrupção é interessante
  • Jogo completamente em 3D
  • Jogabilidade continua intuitiva

Negativo:

  • Experiência demasiado concentrada
  • Sotaques nalgumas actuações de voz

pn-bom-ana