Análise – Here They Lie

here-they-lie-analise-review-pn_00004

Se existe algo mais assustador do que ver um filme ou jogar um jogo de terror, será efectivamente trocar de lugar com uma das personagens que estão a viver a história.

Se a experiência que tive com Resident Evil VII ou até com Until Dawn Rush of Blood mostram que até um não fã de jogos de terror se consegue divertir, fica provado que tudo depende do material que é criado para cada jogo.

No caso de Here They Lie, encontrei um jogo que tenta de forma constante criar medo e tensão no jogar, com elementos que são mais incomodativos e estranhos do que horríficos e assustadores.

here-they-lie-analise-review-pn_00001

Here They Lie é praticamente um walking simulator num universo de terror, onde temos o elo mais fraco e qualquer coisa consegue dar cabo de nós. O sentimento de impotência tem impacto ao início, mas depois de perceber que mais vale fugir de tudo até que um monstro se canse, é a melhor forma de jogar.

Quando se percebe a forma como os inimigos interagem connosco e como os podemos evitar, Here They Lie transforma-se num jogo bem mais rápido e bem menos assustador, parecendo que tudo passa por nós de forma mais despreocupada. Claro que existem momentos em que o jogo nos coloca em situações que fugir não bem a resposta, mas quando seguimos pelos caminhos e corredores, existe quase sempre forma de dar corda aos sapatos e fugir.

A jogabilidade é o típico jogo na primeira pessoa a que o VR já nos habituou. De resto, o conceito é simples e a utilização do Dualshock 4 a esperada. Existem alguns momentos de história que misturam o real e o surreal, mas nenhum deles é exclusivamente exigente.

here-they-lie-analise-review-pn_00003

Here They Lie também não é ajudado pelos gráficos, pois estes acabam por tornar banais alguns locais e inimigos mais criativos. A utilização do PS VR também não ajuda, pois o impacto de ter tudo na nossa cara, é acompanhado por algumas sensações estranhas. Este foi até agora um dos poucos jogos do VR onde fiquei com a cabeça a doer e um pouco mal disposto. Os sons são assustadores o suficiente e ajudam a complementar o ambiente de forma sinistra.

Até agora, Here They Lie foi claramente o jogo mais fraco que joguei no Playstation VR. O conceito e as ideias originais são boas o suficiente para dar um grande arranque ao jogo, mas tudo isto é em parte apagado da memória quando percebemos todas as falhas.

Mesmo que mais curto e linear, se precisam de um jogo de terror para o PS VR, então optem pelo Until Dawn: Rush of Blood. Os mais pacientes vão ter ainda Resident Evil VII para o ano.

here-they-lie-analise-review-pn_00002

Positivo:

  • Temática
  • Alguns momentos assustadores

Negativo:

  • História desconectada
  • Jogabilidade pouco desafiante
  • Burrice artificial
  • Visual fraco
  • Causa desconforto visual

 

pn-fraco-2016

Daniel Silvestre
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram