Análise – Helldivers

helldivers-analise-review-top-pn-n

Helldivers é um jogo típico da Arrowhead Game Studios. Carregado de um humor bastante carcterístico, jogabilidade desafiante e desenhado para funcionar melhor em co-op do que se forem a jogar sozinho.

Neste Twin-stick Shooter vocês controlam um Helldiver, um membro da força de elite da recentemente unificada Super Terra, cujo objectivo é entrar pelos restantes planetas do universo e libera-los. Sim, leram bem, liberar todo o universo. Porquê? Por causa de razões que obviamente não são os recursos naturais que nós extraímos em cada missão.

Ana_HD4

Helldivers consegue surpreender no que toca à jogabilidade, de uma maneira bastante inesperada, dando a um género onde a acção e combate estão presentes a qualquer altura, uma pequena (mas grande) reviravolta: podem passar quase todas as missões sem enfrentar hordas de inimigos.

A junção de air drops e manobras de distracção criam todo um arsenal alternativo à jogabilidade onde o objectivo é limpar o mapa e passar para o próximo. No entanto precisam usar este arsenal com cautela, pois ficaram altamente vulneráveis enquanto estão a pedir por este apoio aéreo. Muita da jogabilidade está dependente de Quick Time Events (QTE) o que nos deixa à mercê dos ataques das espécies caseiras.

Ana_HD2

O problema de Helldivers reside na maneira como o jogo foi pensado e desenhado. Todas as missões foram feitas a pensar em jogabilidade cooperativa sem que estas sofressem qualquer tipo de rebalanceamento quando o jogador se encontra sozinho. Por isso é bom que tenham alguém do outro lado da vossa linha telefónica ou perto de vocês para vos ajudar e não se chatearem com toda a frustração acumulada. O facto das missões não serem muito diversificadas também não ajuda.

Graficamente, Helldivers não apresenta nada de extraordinário, preferindo apostar em algum sacrifício no departamento das texturas em prol de uma jogabilidades fluída e em algumas das cutscenes mais bem apresentadas desta geração, que surgem acompanhadas de algumas das frases mais clichés que podem estar presentes neste género de campanha. Até a nível do design dos inimigos, dá a sensação de que já vimos isto “milhentas” vezes noutros meios que empregaram o mesmo universo futurista de ficção científica.

Ana_HD3

Helldivers é um jogo muito competente naquilo que faz e na vertente cooperativa que vos força a seguir. Tudo o que acontece neste jogo pode ir desde a infiltração pura até a maior das carnificinas alienígenas, com muito humor e insta-kills à mistura. Com as suas piadas e com uma sátira política bem construída, Helldivers será um jogo obrigatório para grupos de amigos que gostem de jogar juntos e que se consigam rir dos erros alheios, ou que acham que são os Solid Snakes do seu bairro.

Positivo:

  • Jogabilidade bastante diversificada
  • Humor e sátira política em níveis geniais
  • Desenhado para partidas de Co-op hilariantes
  • Arsenal diversificado
  • Premeia uso estratégico dos recursos de batalha

Negativo

  • Missões pouco diversificadas
  • Não compactua com os jogadores mais forever alone
  • Pouca diversificação no que toca à originalidade dos designs

pn-muitobom-ana

Roberto Silva

Orgulhoso detentor de uma biblioteca de jogos com metascore abaixo de 20. Melhor jogador mediano em qualquer jogo. Aspirante a Samurai. Conhecido pelo termo "Many years in the making"- MyAnimeList: http://www.myanimelist.net/animelist/ShadowDust Steam: http://steamcommunity.com/id/ShDust/

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebookYouTubeReddit

Share

You may also like...