Análise – Harvest Moon: The Lost Valley

harvest-moon-the-lost-valley-rev-top-pn

A série Harvest Moon já tem alguns anos e data desde o tempo do velhinho GameBoy. A Natsume é a responsável por esta conhecidíssima marca e que tornou a horticultura num passatempo divertido. Criar a nossa horta e vender aquilo que produzimos tornou-se numa tarefa tão divertida quanto possam imaginar. Depois de muitos anos a série sofreu algumas mutações e agora eis que chega o novo jogo, Harvest Moon: The Lost Valley.

Ao contrário de jogos anteriores, neste novo título teremos que restaurar o poder de uma deusa, a Harvest Godess para assim conseguirmos assim restaurar o balanço nesta nossa natureza e assim incorporar novamente a mudança de estações.

harvest-moon-the-lost-valley-rev-4-pn

O jogo mantêm os pontos básicos da série, onde teremos um terreno aberto para tratar e cultivar durante o dia e depois recuar para a nossa casa durante a noite. A plantação destas nossas verduras requer um certo acompanhamento, como tratamento da terra, rega constante e por final a colha da dita verdura. Ao vendermos aquilo que produzimos conseguimos comprar mais sementes para voltar a produzir, acrescentos para a nossa casa e não só.

Neste novo jogo existem novidades que são de notar. Primeiro é possível modificar a altura e profundidade do terreno ao estilo de blocos, algo um pouco Minecraft-esque. Isto não traz só pontos estéticos como também ajuda a atingir pontos do terreno inacessíveis e está incorporado no sistema de irrigação da terra. É um boa adição que poderá ser aprofundada no futuro.

harvest-moon-the-lost-valley-rev-1-pn

O próximo ponto é bastante importante e talvez um dos piores. A nossa relação com os vários habitantes da cidade vizinha será muito forte ao ponto de marcar a nossa progressão e compra de items. Estaremos constantemente a cumprir favores simples como conseguir algo para ser oferecido como prenda e apesar de isso ser interessado, torna o jogo bastante aborrecido e causa alguns entraves.

As lojas que visitávamos na cidade vizinha foram trocados por esses habitantes que vêm ter à nossa casa e que nos irão vender items, isso não seria um grande problema se eles não estivesse disponíveis em dias específicos. Estes vendedores não estão perto de nós todos os dias o que poderá causar algum transtorno para quem quiser fazer compras urgentes ou algo do género.

harvest-moon-the-lost-valley-rev-3-pn

Expansão continua a ser palavra chave neste jogo, no qual podemos não só expandir a nossa quinta, como o número e tipo de animais que tomamos conta bem como a nossa casa. Toda esta expansão irá dar mais profundidade ao jogo e se quiserem até podem criar a vossa própria família no jogo.

A apresentação continua a ser agradável e com uma atenção especial à cor. A Natsume não tem medo em brincar com as cores e trazer uma quantidade de modelos no geral que são bastante queridas e agradáveis de se olhar. A música agradável complementa todo este ambiente positivo e relaxante para as tarefas que nos esperam.

harvest-moon-the-lost-valley-rev-2-pn

A Natsume tentou inovar bastante neste novo jogo mas tomou alguns riscos que acabaram por pagar um pouco caro. Se gostam de Harvest Moon e conseguem ver para além dos problemas, então vão conseguir gostar deste jogo, para todos os outros sugiro que experimentem as versões anteriores do jogo que estão disponíveis na portátil da Nintendo.

Positivo

  • Tarefa entediante que é horticultura continua a ser divertida
  • Uma apresentação consistente
  • Foco preciso no que toca a objetivo do jogo

Negativo

  • Jogo com demasiados entraves no que toca à liberdade.
  • Aparecimento dos NPCs apenas em dias específicos é irritante
  • Progressão e evolução demasiado dependente dos NPCs
  • Potencialidades fracamente exploradas

razoavel-oficial-an-pn-img

Share

You may also like...