Análise – Guilty Gear Xrd -Sign-

guilty-gear-x-rd-sign-analise-review-pn-n_00008

Já lá vai mais de um ano desde que a nova geração arrancou e ainda não se viram muitos jogos de luta feitos de raiz a pensar nesta geração.

Mortal Kombat foi um misto, Tekken está a caminho, Street Fighter 5 ainda só agora foi anunciado e ainda nem se ouviu falar de Soulcalibur.

guilty-gear-xrd-sign-data-trailer-pn-n

Tal como Mortal Kombat, surge Guilty Gear Xrd -Sign-, um projecto com os pés assentes em duas gerações diferentes, mas que acaba por ter um gosto bastante actual.

Depois de milhões de versões do segundo Guilty Gear e variações, Guilty Gear Xrd -Sign- é o terceiro jogo a sério, por isso tinha de sofrer algumas evoluções. Estas são mais sentidas a nível visual, mas não se pode pedir muito mais de um sistema de combate tão vasto e alargado quanto o deste universo.

guilty-gear-x-rd-sign-analise-review-pn-n_00001

O visual é mesmo a primeira coisa que salta à vista, e para variar, é por aí mesmo que vou começar. Guilty Gear Xrd -Sign- é um mimo para os olhos, pois consegue misturar muito bem o cell-shading das personagens modelas em 3D, com cenários 2.5D e cores impressionantes.

O detalhe das personagens, as animações e movimentos estão tão bons, que parece um Anime topo de gama, seja nas cinemáticas, diálogos, ou mesmo no comabate, pois os modelos são os mesmos. Os ataques especiais ganham destaque especial, com a câmara a rodear as personagens e mostrar profundidade.

guilty-gear-x-rd-sign-analise-review-pn-n_00006

Embora o visual seja óptimo, parece que a Arc System Works ficou demasiado entusiasmada com o seu motor, pois resolveu criar uma espécie de campanha não jogável, que serve como um filme de longa duração. Tendo em conta outras campanhas de jogos de luta, mesmo até feitos por eles, é uma oportunidade perdida e de certa forma, uma desilusão.

Claro que depois temos os modos arcade com história e pequenas sequências cinemáticas, assim como modos adicionais, como o óbvio modo online e o M.O.M, um modo de sobrevivência, onde reúnem medalhas para evoluir a personagem e progredir na campanha.

guilty-gear-x-rd-sign-analise-review-pn-n_00002

Algo que preciso de elogiar fortemente, foi todo o trabalho colocado nos tutoriais e desafios do jogo. Guilty Gear sempre foi uma série complicada de jogar e muito dificil de começar, por isso mesmo, este tenta da melhor forma, ensinar passo a passo como começar nos básicos e ir aprendendo, o que é muito bem-vindo.

Quanto ao modo online, acabei por ficar um pouco decepcionado. Os Lobbys que apanhei não estavam muito populados, o início de partida não era intuitivo e as partidas tinham alguns problemas de lag, o que é uma pena. No entanto, este é claramente o jogo feito para jogar na mesma consola.

guilty-gear-x-rd-sign-analise-review-pn-n_00003

Claro que tenho de referir o combate. Evitando falar em termos técnicos e nomes complicados para os mais novatos, posso dizer que este continua a ser tão complexo quanto quiserem, e por si só, dominar perfeitamente uma personagem, é uma demanda tão longa e gratificante como terminar um jogo em si. Aqui sim é possível ver a diferença entre jogadores bons e novatos, pois spam, nunca levará a onde quer que seja.

A selecção de personagens é diversificada e existem poucos clones no que toca a ataques, no entanto, após algumas horas a jogar em modo versus com outras pessoas, as personagens parecem sempre poucas.

guilty-gear-x-rd-sign-analise-review-pn-n_00007

Sonoramente, Guilty Gear Xrd -Sign- é bastante bom a nível de banda sonora. As músicas mantêm os efeitos rápidos de guitarra e algum tema mais country electrónico que encaixa lindamente. Já as vozes não são todas excelenentes, mas o trabalho é satisfatório na localização.

Embora seja plenamente apelativo na PS3, Guilty Gear Xrd -Sign- é ideal para ser jogado na PS4. É um jogo que passa bem por algo feito a pensar na nova geração e não fosse por uma campanha desapontante, poucas personagens e poucos modos de jogo, Guilty Gear Xrd -Sign- era a primeira opção para qualquer fã de jogos de luta.

guilty-gear-x-rd-sign-analise-review-pn-n_00004

Positivo:

  • Visual deslumbrantepn-recomendado-ana
  • Boa banda sonora
  • Sistema de combate profundo
  • Tutoriais bem feitos
  • Personagens autênticas

Negativo:

  • Devia ter mais modos extra
  • Lista parece curta
  • Campanha é um filme
  • Online não funciona na perfeição

pn-muitobom-ana

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...