Análise – Guacamelee: Super Turbo Championship Edition

guacamelee-super-turbo-championship-edition-rev-top-pn

Guacamelee é um jogo incontornável e que tem chamado a atenção de muitos jogadores desde o seu lançamento no ano passado. O jogo estreou-se na PS3 e PS Vita, mas foi lançado este ano numa nova versão com o hilariante nome Guacamelee: Super Turbo Championship Edition, e que abrange novas plataformas, pelo a que iremos analisar é a versão Wii U.

Guacamelee é um jogo de acção com um vista horizontal e um ênfase na exploração e desbloquear de poderes. Rapidamente fiquei apaixonado por este sistema de jogo, visto ser um grande fã de Metroid e do género Metroidvania. Com um tema mexicano no geral e muito combate à mistura, vamos ver como é que esta nova versão se porta.guacamelee-super-turbo-championship-edition-rev-1-pn

Muita pancada, termos em castelhano e referências gamer, são estes os ingredientes principais deste jogo da Drinkbox Studios. O jogador desempenhará o papel de um “luchador” de nome Juan que terá que salvar a filha do El Presidente, pelo que foi raptada por um morto vivo chamado Carlos Calaca. Este rapto fará com que Carlos consiga juntar o mundo dos mortos e dos vivos num só.

O jogo é bastante simples, teremos que atravessar os vários cenários que nos são impostos e que grande parte estão munidos de inimigos. O jogo fica livre à exploração, isto porque sempre que desbloqueamos novas áreas, podemos voltar atrás para recuperar zonas que ficaram por explorar, havendo também uma ligação entre as nossas habilidades e a progressão. Sempre que desbloqueamos alguma habilidade especial, essa mesma habilidade também será usada para desobstruir algum obstáculo do cenário que nos dá acesso a novas zonas.

guacamelee-super-turbo-championship-edition-rev-5-pn

Com a ajuda de um pequeno ícone que serve como alvo no mapa para o nosso próximo objectivo, não vamos ficar dependentes da nossa intuição, atenção ou sorte em descobrir o que temos que fazer para prosseguir no jogo. Apesar de não ser um grande fã deste tipo de ajudas, acho que funciona bem neste jogo até porque as áreas são bastante amplas e o retrocesso é constante.

A nossa personagem evolui também um pouco ao género RPG e com um twist à The Legend of Zelda. Podemos comprar ou descobrir peças que compõem um amuleto que irá aumentar tanto a nossa energia como stamina ao coleccionarmos três deles. Existem inúmeras peças espalhadas pelo jogo, pelo que será necessário estarmos constantemente atentos aos cenários.

guacamelee-super-turbo-championship-edition-rev-4-pn

O sistema de combate é bastante simples e fácil de se habituar. Podemos deferir combos de ataques com murros e pontapés e tentar conjugar todos os esses ataques com o botão de desviar, isto porque por vezes teremos vários inimigos no ecrã e o ataque não é a única chance para progredir. Alguns inimigos têm maneiras específicas de serem destruídos ou precisam de uma certa atitude em combate, mas na verdade esperava ver mais variedade no que toca ao repertório dos mesmos.

Guacamelee é um jogo fabuloso de se olhar. Apesar de ser um jogo com um aspecto cartoonesco, é tem uma direcção artística e uma atenção ao detalhe fantástico. A escolha e a variação na palete de cores é um regalo e o tema mexicano está muito bem executado. Todos os cenários e personagens estão excelentes e com uma qualidade espectacular. O mesmo pode ser dito da banda sonora, que mistura um género bem ao estilo mariachi, mas com uma vertente electrónica também em certas alturas. As referências a videojogos e outros temas de cultura gamer e geek estão em todo o lado e são hilariantes.

guacamelee-super-turbo-championship-edition-rev-2-pn

Para além da adição de alguns novos cenários, a Drinkbox Studios aprimorou ainda mais a jogabilidade nesta nova versão do jogo. Um dos pontos mais fortes deste jogo é a adição do ataque Intenso, onde basicamente a personagem irá deferir um ataque de força num curto espaço e atirar os inimigos pelos ares, o que é útil sempre que tivermos rodeados. Agora também podemos estar acompanhados por um segundo jogador com o premir de um botão.

Guacamelee: Super Turbo Championship Edition é A versão. Adicionando tudo o que fora lançado para o jogo até agora e polindo ainda mais as arestas esta versão é sem dúvida a melhor para ingressar neste mundo cheio de “ay carambas” e sombreros.

Positivo:

  • Apresentação muito coloridapn-recomendado-ana
  • Um tema muito próprio e original
  • Muita comédia e referências da cultura gamer
  • Aventura e exploração ao género Metroidvania
  • Adição do modo multiplayer com o clickar de um botão
  • Jogabilidade intuitiva

Negativo:

  • Uma certa facilidade no geral

placa excelente4