Análise – GTA 5 PS4/Xbox One

gta-5-opiniao-1-pn-n9

Quando GTA 5 saiu na geração anterior de consolas, era fácil conseguir confundir algum do seu conteúdo com as consolas da nova geração. Muitos dos cenários, detalhes visuais e tudo mais que era possível ver no jogo eram dignos de nova geração.

Por isso, não foi preciso perguntar ao génio da lâmpada se GTA 5 ia sair mais tarde para o PC, PS4 e Xbox One. Embora a versão PC ainda demore, as de consolas já chegaram e comprovam que este é um jogo que pertence ao novo hardware.

Grand Theft Auto V_20141119173952

GTA 5 mudou muito pouco como jogo em si, por isso, vamos deixar os pormenores para a nossa análise de PS3 e Xbox 360 do ano passado. Aqui, tanto eu como o Lemos vamos dar enfoque apenas no que existe de novo e o que mudou.

Uma das novidades mais importantes e que salta logo à vista é o upgrade visual que o jogo sofreu. Não estamos a falar apenas de uma passagem para um “Full HD“, pois muitas coisas foram polidas ou trabalhadas para parecer ainda melhor nas novas consolas.

Grand Theft Auto V_20141119181603

Desde os detalhes das personagens, até aos tecidos, água, efeitos de luz e até interactividade com o cenário, tudo está muito, muito melhor. GTA é um jogo de detalhes sem dúvida, mas algo tão simples como ver erva a dobrar com a passagem do carro e as marcas que ficam para trás na terra, ou a interação da água do mar que parece real, este é um jogo com tanta vida que até podem contar com mais animais a passear pelas ruas.

Felizmente a fluidez acompanha o visual e o jogo está ainda mais suave do que nas consolas da geração passada. Não corre a 60fps claro, mas no geral nem é muito sentido e pelo menos corre de forma fluída constante.

Grand Theft Auto V_20141119173335

Uma das grandes novidades que apanhou muita gente de surpresa foi a inclusão de modo na primeira pessoa. Embora não seja na minha opinião a forma ideal de jogar o jogo, é uma alternativa fantástica que faz até com que GTA pareça um novo jogo. Na primeira pessoa a jogabilidade é bem diferente e até os detalhes são mais visíveis, como os cockpits dos carros com manómetros que mexem e momentos de tiroteio com máscaras que ficam ainda mais interessantes.

Jogar a campanha nas novas consolas fica ainda melhor, pois foram ainda adicionados mais carros, vida selvagem, mais tráfego e muito mais música nas estações de rádio. Por isso é a versão ideal para viver ou reviver as aventuras do Michael, Trevor e do Franklin.

Mas e como está o online nesta nova versão? Está na altura de dar a palavra ao Lemos!

A vertente online desempenha também um papel fundamental nestas novas versões, visto ter sido um dos pontos que mais atraiu os fãs já nas consolas anteriores. Mas será que esta passagem para a nova geração foi saudável? Vamos descobrir.

Continuamos a usufruir do modo da mesma maneira, ou seja, tanto podemos partir para uma vertente em mundo aberto como temos ao nosso dispor várias missões e inúmeros objectivos que temos para escolher. Com o mundo aberto existem muitas coisas que podemos fazer, desde aceder a missões que nos são comunicadas através do smartphone do jogo, desempenhar desafios que estão espalhados pelo cenário ou então partilhar o espaço com mais pessoas e simplesmente “avacalhar”.

gta-5-online-1-pn

Se decidirem andar aos tiroteios bem ao género do faroeste, será exibido um contador que mostra as vezes que morremos e matámos um jogador em questão. Esta maneira de jogar continua impressionante, sendo que usufruir desta experiência com amigos e fazer coisas como assaltar lojas ou criar o caos na cidade causa um impacto maior. A exploração do mapa por zonas divertidas ou pontos para acrobacias ganha um volume maior.

Nem só de vaguear por Los Santos com amigos é que se compõe este modo online. Temos à nossa disposição várias maneiras de tirar partido do mesmo, havendo ao nosso dispor missões para fazer, corridas para disputar e até um modo survival para enfrentar ondas e ondas de inimigos. Volto a frisar, com companhia esta vertente fica muito mais divertida e a variedade ajuda bastante, como fazer corridas de aviões, roubar droga e entregar a outra pessoa ou até fazer missões com dois grupos de jogadores a lutarem entre si para conseguir beneficiar a sua equipa no objectivo.

gta-5-online-2-pn

Infelizmente este modo possui um problema que poderá criar rapidamente uma barreira a muitos e que se baseia nos tempos de loading. Sempre que entramos numa nova sessão, começamos uma missão ou o que quer que seja, vamos ser apresentados a um menu de loading que demora cerca de 30 segundos até levar-nos ao jogo em si. Como a altura do ZX Spectrum já lá vai, esperávamos que este tipo de problemas não estivesse presente nestas versões.

Numa nota geral, se tiverem uma certa paciência para os loadings então preparem-se para rir às gargalhadas com os vossos amigos ou familiares porque esta aposta mais forte da Rockstar Games no GTA 5 com a vertente GTA Online dará frutos no futuro se for bem usada.

Resumindo, GTA 5 já era um bom jogo, mas está ainda melhor agora que chegou à PS4 e Xbox One. Se não o jogaram ainda ou gostam tanto dele que gostavam de o jogar numa versão melhorada, então é das melhores compras que podem fazer este ano.

Vejam também a nossa vídeo-análise de GTA 5 da nova geração!

Podem ler a análise de GTA 5 para a PS3 e Xbox 360 aqui:
Análise – GTA 5

Positivo:

  • Visual ainda mais impressionantepn-recomendado-ana
  • Mundo parece muito mais vivo e real
  • Ainda mais conteúdo
  • Visão na primeira pessoa transforma o jogo em algo novo
  • É claramente a versão indicada no que toca a consolas

Negativo:

  • Não vale a pena se já o compraram e não ficaram convencidos
  • Loadings enormes no online

placa excelente4

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...