Análise – Grim Fandango Remastered

grim-fandango-remastered-analise-review-pn-n

Apesar de não ser uma indústria com tantos anos de vida como o cinema, em tão pouco tempo, os videojogos já conseguiram criar clássicos e referências, que mesmo só por nome, são imediatamente alvo de respeito.

Grim Fandango é um desses jogos, um clássico de culto do género de aventura, que se tornou numa referência, até mesmo para quem nunca o jogou.

grim-fandango-remastered-novas-imagens-pn-n_00003

Eu tive a sorte de ser um deles, embora fosse demasiado novo para perceber o que se estava a passar e até para me recordar de como se resolviam a maioria dos puzzles, por isso, Grim Fandango Remastered é a melhor forma de voltar a jogar este clássico.

Mas o que é Grim Fandango? É a história de Manny Calavera, um agente de viagens do sub-mundo que precisa de vender as melhores passagens possíveis aos novos mortos. Porém, o pobre Manny não é um tipo de sorte, e todos os mortos foram piores que ele em vida. Certo dia resolve perceber o porque de só receber os piores clientes, e isso leva-o numa viagem bem mais atribulada do que poderia imaginar.

grim-fandango-remastered-novas-imagens-pn-n_00007

Para esta versão melhorada a Double Fine realizou um trabalho bem mais simplificado do que seria de esperar, mas não é nada que seja realmente negativo, afinal, Grim Fandango ainda se aguenta bastante bem, mesmo com umas quantas rugas em cima (embora até pareça mal falar em rugas num jogo onde são todos esqueletos).

Tudo o que não for cenários ou cinemáticas permanece praticamente igual e mantem as mesmas texturas, isso dá algum efeito granulado à imagem, que muitas vezes dá entender que já se passaram alguns anos, porém, a nova iluminação, modelos de personagem e fluidez dão uma nova vida ao que realmente importa, a jogabilidade e interacção com os elementos.

grim-fandango-remastered-novas-imagens-pn-n_00005

A interacção é algo extremamente importante, pois Grim Fandango é daqueles jogos à moda antiga que muitas vezes não vos diz o que fazer, por isso podem andar perdidos durante longos segmentos a experimentar coisas. É um bocado frustrante e o jogo não perdia nada em incluir algumas dicas rápidas para quem ficasse encalhado. Até eu que já tinha jogado o jogo, tive de visitar alguns guias para me relembrar do que tinha de fazer.

Em relação ao jogo em si, Grim Fandango Remastered retêm a mesma história, progresso, personagens e vozes, o que é extremamente positivo. Podem contar com algumas personagens icónicas e carismáticas, momentos de grande comédia e uma narrativa com mais surpresas do que daria a entender nos primeiros momentos.

grim-fandango-remastered-novas-imagens-pn-n_00009

A exploração dos cenários pode ser agora feita com controlos que identificam a direcção da personagem, mas ainda podem regressar aos controlos ao estilo tanque de antigamente. O mesmo acontece para o tamanho de ecrã e estilo visual original que pode ser alterado quando quiserem.

A música é outro dos grandes elementos do jogo e ainda se mantém tão boa como era. As vozes também estão com boa qualidade e não soam mal , mesmo sendo gravadas com aparelhos de outros tempos, o que é bastante postivo.

grim-fandango-remastered-novas-imagens-pn-n_00013

Em termos de extras, o melhor é certamente o comentário áudio ao estilo das edições especiais de director de vários filmes. Este conta com o próprio Tim Shaffer e outros membros de desenvolvimento em conversa e a explicar alguns dos elementos da concepção do jogo.

Embora pudesse beneficiar de algumas adições importantes como um novo sistema de pistas opcional e talvez um melhor polimento nas texturas mais antigas, Grim Fandango Remastered é certamente a melhor forma de apreciar este clássico, seja para os veteranos, ou para os novatos que só ouviram falar dele. É tão frustrante como antes, recompensador como deve e  tão bom como a memória ainda se recorda.

grim-fandango-remastered-novas-imagens-pn-n_00015

Positivo:

  • Visual melhorado para uma nova geraçãopn-recomendado-ana
  • Possibilidade de movimentar sem controlos tanque
  • Efeitos de luz e modelos refinados
  • Comentários áudio dos criadores
  • Banda sonora e vozes sobreviveram bem à passagem do tempo

Negativo:

  • Muitas vezes empurra o jogar para guias
  • Algumas porporções de ecrã esticam a imagem
  • Cinemáticas com muito movimento ficam granuladas
  • Um sistema de dicas opcional era bem-vindo

pn-muitobom-ana

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...