Análise – Game & Wario

Enquanto Mario goza de todo o tipo de aventuras extra para além da sua série principal, o rival Wario estabeleceu uma série de jogos puzzle que se tornou bastante popular desde o GameBoy Advance. Falo certamente da série WarioWare, que oferece ao jogador uma colecção de mini-jogos criados por uma empresa do próprio Wario no jogo, a Wario Inc. Depois de vários jogos em grande parte das plataformas da Nintendo, eis que chega a vez da Wii U em receber um jogo da série.

Game & Wario é o novo título, sendo que este estava planeado para ser lançado como uma demo técnica para a consola da Nintendo mas acabou por ser um jogo em si. Mais uma vez vamos ter uma colectânea de mini-jogos, que tiram partido do GamePad da Wii U e oferecem uma experiência quase imediata. No total vamos ter dezasseis jogos para usufruir, onde grande parte destes possuem características distintas sendo grande parte deles single-player e os restantes multiplayer.

Em single-player vamos ter acesso aos jogos gradualmente, onde ser-nos-á debloqueado um novo jogo assim que completarmos minimamente o que estamos a jogar de momento. Todas as experiências são distintas e tiram partido do GamePad da Wii U de uma forma única, como por exemplo o jogo Arrow onde temos que usar o giroscópio do controlador para manipular a distância e o alvo escolhido, ou Pirate que usa o mesmo conceito para atacarmos navios e combatermos contra o próprio Wario.

Sem dúvida que os que merecem maior destaque são os jogos Gamer e Design. Gamer é um jogo onde iremos desempenhar o papel de uma criança que quer jogar na sua consola portátil durante a noite deitado na sua cama, mas enquanto joga e faz de tudo para não perder terá também que esconder a consola por dentro dos lençóis sempre que a sua mãe se aproxima. A nossa interacção passa por tentar passar o jogo da criança e baixar rapidamente o GamePad sempre que a mãe está prestes a descobrir o jovem a jogar.

Em Design iremos ser o assistente de um cientista e vamos efectuar várias ordens para a construção de um robô. Essas ordens passam por desenhar no GamePad da Wii U com o estilete algumas linhas ou formas geométrias com as medidas que ele pede, como por exemplo, um triângulo com 3cms em cada lado e não só. Este é dos poucos que nos deixa agarrado ao jogo até conseguirmos fazer um robô em condições. Cheguei até mesmo a dar outras pessoas a jogar só para ver o resultado que conseguiriam atingir.

Infelizmente, quase todos os jogos sofrem de um problema bastante grave. A sua curtíssima longevidade dá-nos pouco incentivo para jogá-lo nas maiores dificuldades, sendo que apenas um punhado de jogos é que nos deixam literalmente colados à consola. Têm sempre mais quatro jogos para poderem jogar com amigos na mesma consola, e neste grupo de títulos o destaque vai para Sketch, um jogo bem ao género do Pictionary.

Não vão encontrar uma apresentação digna de um jogo com um orçamento gigante, mas mesmo assim esse tipo de apresentação não assentaria com o estilo deste tipo de jogos da série Wario. Grande parte do jogo possui animações ao género desenho animado que estão até bastante impressionantes, como é o caso da introdução desta compilação em si ou do mini-jogo Ski. Mesmo assim, existem jogos que estão em 3D. A sonoplastia também merece um ponto positivo, visto estar ao nível daquilo que a apresentação oferece.

Game & Wario é um passo na direcção incorrecta por parte da série, onde a falta de calibre destes mini-jogos deita por terra as chances de podermos repetir o que já jogamos. Existem alguns jogos interessantes sim, mas não são o suficiente para justificar a compra deste jogo pelos comuns dos mortais, apenas os fãs.

Positivo:

  • Uso do GamePad
  • Mini-jogos Gamer, Design e Pirates
  • Multiplayer
  • Animações

Negativo:

  • Pouco número de jogos
  • Fraco incentivo em repetir
  • Mini-jogos demasiado repetitivos

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...