Análise – Game of Thrones: Iron From Ice

maxresdefault

Iron from Ice é uma excelente forma de começar a primeira temporada de Game of Thrones da TellTale Games.

Antes de mais devo dizer que o jogo se baseia na série e não nos livros, pelo que é quase essencial ter visto a série para aproveitar ao máximo este jogo.

A história tem início numa altura que coincide com o episódio “Red Wedding” da série, pelo fim da terceira temporada. Para quem já viu, sabe que este é um dos episódios que deixou a Internet de boca aberta, e mesmo quem não vê já ouviu falar dele. Esta é uma altura de grandes mudanças na série e assim a altura perfeita para inserir uma história original que acompanha a trama principal sem que seja necessária a alteração da mesma.

got2

Ao longo deste primeiro episódio vamos dar de caras com personagens bem conhecidas da série, estas têm a voz dos atores da série e ajuda ao sentimento geral de que este é um episódio da série.

A nossa história original começa então durante uma batalha que serve o propósito de nos apresentar o envolvimento da família com quem vamos jogar, por outras palavras, quando começamos o jogo não chegamos a estranhar, pois esta família poderia muito bem estar na série. Falo dos Forrester, apesar da personagem com a qual começamos a jogar não pertencer a esta família directamente, é leal a esta família.

got

Para que a história não se passasse toda no Norte, a TellTale teceu uma história que coloca vários elementos desta família espalhados pelo mundo pelo que iremos explorar várias áreas do mundo de Game of Thrones. Neste primeiro episódio apesar de dar a entender que é isso que irá acontecer, os cenários centram-se no Norte e em King’s Landing.

Como estamos a falar de um jogo da TellTales, já sabemos que iremos ter opções e decisões a tomar. Para esta análise, decidi repetir algumas cenas chave tomando opções totalmente diferentes daquelas que fiz anteriormente e, apesar da história tomar quase sempre o mesmo desfecho em cada cena, a maneira como as personagens e os diálogos estão pré-dispostos muda bastante e assim acaba por modificar alguns resultados.

game2

Algo que o jogo faz, é replicar o ambiente pesado da série no que toca a diálogos. Para quem é fã da série, sabe que não existe ponto sem nó e as opções de diálogo necessitam de algum cuidado. Mas não é só de diálogos e escolhas que vive o jogo, também existem lutas e momentos de exploração. Os controlos no computador não são os melhores neste aspeto, eu recomendo que utilizem um comando, pois o jogo utiliza um sistema em que o cursor fica “colado” ao cenário. Por exemplo se a câmara do jogo estiver em movimento da direita para a esquerda e o nosso cursor estiver no centro, no fim do movimento da câmara o nosso cursor estará no extremo direito do ecrã. Isto causa algum transtorno pois muitas vezes é necessária uma acção rápida e estar à procura do cursor não ajuda.

telltales-game-of-thrones-available-for-pre-purcha_gqxv.1920

Como já referi acima, este primeiro episódio transmite a sensação de um episódio da série televisiva, Game of Thrones. A maneira como está estruturado é uma boa maneira de contar a narrativa interligada de todas as partes. Algo que salta à vista é o cuidado por parte da TellTale em manter o ambiente da série, quer seja com a música, cenário, falas, expressões e mortes…

f1b28ebcf70dd7a490f6c6be6662c55e2ac8aa3e-telltale-s-game-of-thrones-review-for-ps4

Apesar de deixar algo a desejar no que toca a certos aspectos da sua apresentação gráfica, Game of Thrones é competente em transmitir os locais da série.

O primeiro episódio de Game of Thrones da TellTale Games, Iron From Ice, é um jogo obrigatório para os fãs da série e um excelente jogo para cativar o interesse dos mais distraídos.

 

Positivo

  • História original assenta que nem uma luva neste universo
  • Personagens da série ajudam a fazer a ponte com os novos personagens

pn-recomendado-ana

  • Diálogos bem estruturados
  • Reações das personagens bem pensadas
  • Ambiente da série está presente e bem recriado

 

Negativo

  • Como sempre, existem escolhas que não têm o devido impacto
  • Alguns bugs visuais em momentos onde existe uma mudança abrupta de camera/cenário

 

placa excelente4

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?

More Posts

Share

You may also like...