Análise – Forza Horizon 4

A série Forza continua a dar cartas e mostra-se cada vez mais forte com cada capítulo que é lançado para o público. Forza Horizon mostrou-se como uma alternativa interessante no panorama do open-world, onde iremos navegar numa região, participar em eventos de corrida, interagir com outros jogadores e coleccionar mais carros. Toda essa ideia foi crescendo e o resultado desse sucesso é o lançamento de um novo jogo.

Forza Horizon 4 já chegou e pega nessa ideia com novas melhorias à mistura. Mais uma vez o jogo pega no conceito de coleccionar carros e navegar num mundo aberto e traz várias novidades. Tirando partido das potencialidades da consola vamos também ter alterações climatéricas que trazem várias opções. Destaque também para a introdução Horizon Stories que oferece aos jogadores cenários fictícios e bastante variados ao jogador.

O festival de Horizon continua a ser o ponto de destaque deste jogo que trará todo o tipo de eventos para a ilha e fará com que o jogador explore a região à sua vontade. Podemos andar livremente pelo mapa, interagir com outros jogadores, ganhar pontos extra ao chocar contra placas específicas e até tirar fotografias de zonas específicas. Acho que o mapa neste jogo consegue ser mais variado e eclético que o do jogo anterior, mas já vamos falar sobre isso mais para a frente.

Um dos pontos a favor deste jogo centra-se no facto de haver sempre desafios à nossa disposição. O festival Horizon dá-nos a oportunidade de participar numa enorme variedade de desafios que vão desde simples corridas, a desafios ridículos onde competimos contra hovercrafts, situações fictícias como conduzir o warthog da série Halo até a participações em filmes com alguns números mais arrojados.

A introdução das estações do ano faz também com que cheguem novos desafios ao jogo e estas estações irão mudando com o decorrer do jogo, mantendo o jogo com uma certa frescura visual e também nas missões. Apesar de toda esta quantidade, temos uma boa variedade para impedir que fiquemos aborrecidos rapidamente. Dentro de grande parte das corridas podemos sempre escolher jogá-las sozinho, pedir a um amigo para se juntar a nós ou então entrar numa sessão online, aumentando ainda mais as opções.

O novo mapa de Forza Horizon 4 é baseado no Reino Unido e toda a temática e estética da região. Mesmo assim, teremos uma grande variedade que já era expectável no que toca ao tipo de terreno que vamos encontrar, desde as nossas cidades, a partes que mais se parecem com vilas, a zonas montanhosas até a florestas. Ajudando a todos estes ambientes estão as estações do ano como já afirmei, que irão colorir a região de maneiras diferentes e dar uma variedade visual ainda maior.

Graficamente continua a ser um jogo impressionante e com a introdução das estações do ano temos uma maior variedade nos temas que iremos encontrar. A sensação de velocidade é excelente e a atenção aos detalhes e pormenores dos carros continua a ser excelente. Seja de frisar que apesar da apresentação muito boa, não tive qualquer tipo de problemas de performance com o jogo, tendo também testado este jogo numa Xbox One X. Os veículos continuam a emitir barulhos de arrepiar qualquer um e a banda sonora oferece uma boa variedade.

Foram poucas as coisas que eu achei abaixo da média neste jogo, como é o caso de um ou outro evento, mas de resto continua a ser uma série com muito sumo para dar. A adição de estações é um dos pontos de maior destaque porque consegue mudar alguns aspectos importantes do jogo sem desvirtuar a experiência.

Este é mais um título de peso para a Xbox One e um jogo imperdível para os possuidores da consola da Microsoft. A Playground Games continua a surpreender e este jogo irrepreensível é a prova disso mesmo e que irá consumir muitas horas aos jogadores.

Positivo

  • Inúmeras actividades
  • Visualmente deslumbrante
  • Maior variedade de veículos
  • Introdução das estações do ano
  • Tamanho do mapa

Negativo

  • Demasiados eventos poderão causar alguma confusão visual no mapa
  • Facilidade em conseguir créditos e comprar carros