Análise – Football Manager 2015

    football-manager-2015-rev-top-pn

O que seria este ano de 2015 sem mais uma edição de Football Manager? A Sports Interactive não está a dormir no serviço e absorveu tudo o que precisava para debitar neste novo Football Manager. Eis então que Football Manager 2015 está diante de nós, mas será que se mostra com o mesmo pedigree que os seus antecessores?

Football Manager é um jogo de gestão futebolística que nos põe a sonhar em ser o Special One deste mundo virtual. Durante muito tempo a Sports Interactive tem apostado num sistema profundo e bastante complexo para esta tarefa mas sem assustar aqueles que se deixam intimidar por uma quantidade pouco normal de texto no ecrã para um videojogo.

football-manager-2015-rev-5-pn

Para conseguirmos ter sucesso nesta nossa tarefa temos que abraçar esta nossa tarefa de treinador de uma maneira bastante completa. Vamos precisar de fazer decisões quanto ao nosso plantel, fazer compras, vender, apostar em jovens promessas e noutro lado ser quase como um psicólogo para alguns destes jogadores.

É importante ouvir e ser ouvido pelos nossos jogadores, e dizer coisas que achamos que terão impacto aos mesmos e para isso mesmo é que servem as palestras. As palavras que diremos poderão ter impacto positivo nalguns jogadores enquanto que outros poderão receber mal o que dizemos. Estas reacções irão reflectir-se em campo com acções que podem ser tanto positivas como negativas. A maneira como lidamos com as mesmas será o reflexo do nosso sucesso ou insucesso.

football-manager-2015-rev-4-pn

Este jogo não se centra só em psicologia, é preciso estudar a táctica mais acessível para os jogadores e aquela que se encaixa mais na nossa filosofia de jogo. Será necessário criar hábitos dentro da equipa e em certos indivíduos, portanto teremos que treinar jogadores e deixá-los à vontade com certas posições, e para isso basta colocá-los nos sítios correctos. Existem também novas opções que podemos dar os jogadores, seja para os defesas correrem pela ala e cortar para o meio do campo por exemplo, oferecendo uma maior profundidade na nossa estratégia.

Dentro de campo as coisas podem correr de várias maneiras, havendo uma certa imprevisibilidade apesar da qualidade das equipas pesar muito no resultado final. Jogadores poderão sentir-se inseguros, nervosos ou até bastante confiantes, pelo que teremos que saber explorar esse tipo de fraquezas do adversário ou corrigir problemas da nossa equipa. Podemos também designar um estilo de jogo dependo do adversário, seja forçar o ataque para tentar marcar um golo, ou “estacionar o autocarro” na defesa para segurar um resultado que nos beneficie.

football-manager-2015-rev-3-pn

Isto leva-nos também à reacção que temos com a imprensa. Podemos ser mais reclusos e menos comunicativos e mandar os nossos adjuntos fazer as entrevistas, mas em grande parte seremos nós a fazê-las. Existem maneiras em que podemos responder às perguntas e oferecer uma entoação às mesmas, e dependendo daquilo que dizemos vamos receber uma reacção não só da imprensa como também dos nossos jogadores e direcção.

A apresentação sempre foi um factor muito importante para este jogo. A necessidade de mostrar mais informação sem “afogar” o jogador é uma constante deste jogo. O jogo mantêm o mesmo nível de apresentação do ano passado, mas com diferenças de peso. O uso da cor parece ser um factor predominante e interessante para o jogo, havendo sempre caixas de texto com cores para tornar a distinção mais fácil e tornar o jogo visualmente mais agradável. A procura por jogadores também tornou-se mais fácil com uma barra de pesquisa superior que requer apenas a inserção do texto para procurarmos rapidamente o que queremos.

football-manager-2015-rev-2-pn

Durante os jogos o motor 3D sempre foi um pouco desengonçado para responder da melhor maneira ao algoritmo do jogo. Nesta edição não houve grandes mudanças nesse aspecto, sendo que a apresentação teve melhorias consideráveis. As novas animações são sem dúvida um passo à frente, mas neste aspecto o jogo continua a deixar muito a desejar.

No meio de uma mecânica bastante complexa, Football Manager 2015 caminha mais uma vez em direcção à acessibilidade. As novas adições mostram-se bem vindas e complementam muito bem o que há já muito tempo se tornou numa fórmula vencedora. Se são fãs, será escusado dizer que este ano o vosso jogo ficou ainda melhor.

Positivo:

  • Sistema de gestão futebolística continua profundopn-recomendado-ana
  • Uma maior acessibilidade de certas opções
  • Interface mais colorida
  • Novas opções não só para o campo mas também para a gestão
  • Continua a ser um jogo viciante

Negativo:

  • Motor 3D continua aquém do que se espera

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...