Análise – Football Manager 2015 Handheld

football-manager-handheld-2015-top-pn

Football Manager é um fenómeno dos videojogos. Tão grande que todos os anos os fãs não conseguem resistir em fazer temporadas de sonho com os seus clubes favoritos ou então fazer das maiores loucuras com clubes fraquíssimos.

Este fenómeno não fica só em casa, pelo que há já algumas edições que nos permitem desfrutar desta experiência fora do nosso lar. Para isso existe Football Manager Handheld, uma versão simplificada que poderá ser transportada no nosso bolso das calças.

football-manager-2015-handheld-4-pn

A essência continua a mesma, vamos ser um treinado de futebol num clube à nossa escolha e deixar a nossa imaginação levar a melhor. Seja vencer uma liga pequena de um campeonato ou então a Liga dos Campeões, este jogo deixa-nos sonhar de uma maneira nunca antes vista e com resultados bastante satisfatórios.

Apesar de podermos usar o dinheiro do clube que está ao nosso dispor para comprar jogadores, a construção gestão de uma equipa passa por um processo mais complexo. Será necessário interagir com os mesmos, colocá-los na posição mais adaptada para os mesmos e por vezes funcionar quase como psicólogo. Existe um grande profundidade neste aspecto.

football-manager-2015-handheld-2-pn

Como é óbvio, precisamos de encontrar os jogadores correctos para por o nosso plano em acção, e caso não se encontrem dentro do clube, teremos que procurar fora. Apesar de haver sugestões dos nossos assistentes para as zonas fracas da equipa, agora temos também um novo sistema de ranking que nos dá uma lista de melhores jogadores da categoria que precisamos de encontrar.

Todo o jogo foi feito para ser facilmente manuseado num dispositivo móvel, portanto as grandes enchentes de texto da versão PC foram praticamente descartadas por menus mais simples e a informação foi significativamente reduzida. Isso terá impacto também no produto final, pelo que as informações mais detalhadas e minuciosas não estarão incluídas nesta versão.

football-manager-2015-handheld-1-pn

No que toca à apresentação, o jogo mantêm-se muito semelhante com as versões anteriores. Apesar de haver uns pequenos retoques nos menus, grande parte deles mostram-se intuitivos, acessíveis, pelo que existe um problema de sensibilidade ao deslizar com o dedo para vermos características de jogadores, pelo que por vezes poderá mais vezes que o normal ou que o desejado.

Mesmo assim, Football Manager 2015 Handheld é uma versão que irá manter-nos agarrados ao nosso dispositivo móvel durante muitas horas. Esperava-se uma maior evolução ou então mais adições, mas mesmo assim continua um bom título.

Positivo:

  • Continua intuitivo e divertido
  • Fácil de jogar em dispositivos móveis
  • Experiência menos complexa
  • Apresentação simples

Negativo:

  • Poucas melhorias de destaque
  • Menos funcionalidades

pn-bom-ana