Análise – Football Manager 2014 Handheld

fm-2014-handheld-rev-top-pn

A SEGA conseguiu criar uma série que neste momento é o expoente máximo no que toca a gestão futebolística, ou seja, sermos treinadores numa equipa. Football Manager é a referência nestes últimos anos e a cada novo jogo as melhorias são bastante significativas. Para esta experiência chegar a mais gente, existe também versões para serem jogadas fora de casa, mais precisamente as versões mobile. Desde alguns anos que temos visto versões Android, iOS e até para portáteis da Sony. Chega-nos então Football Manager 2014 Handheld para iOS.

Como já havia afirmado, Football Manager coloca-nos a treinar uma equipa à nossa escolha e nesta versão mobile podemos levar o novo Football Manager 2014 para todo o lado. Como os ecrãs são mais pequenos e a experiência é menos minuciosa, o jogo estará adaptado para os dispositivos por forma a que sejam perfeitamente jogáveis sem haver esforços físicos ou limitações.

fm-2014-handheld-rev-8-pn

Ao começarmos o jogo reparamos que vamos encontrar os dois modos muito conhecidos, Career onde escolhemos um clube e fazemos vários campeonatos com ele e Challenge, onde iremos ser expostos a várias situações específicas com o objectivo de ultrapassá-las. Temos agora o novo modo My Club, que basicamente permite que peguemos numa equipa à nossa escolha e façamos alterações estéticas, desde nome, jogadores, tamanho do estádio, cores do equipamento até a Liga onde compete. Não muda muito o jogo este novo modo, mas deixa-nos “pintar” uma equipa à nossa escolha da nossa maneira.

O jogo continua na sua essência extremamente simples e intuitiva. Grande parte dos ícones e botões de selecção estão no tamanho adequado para ecrãs de smartphones, deixando de lado grande parte do texto que pode ser visto por exemplo na versão PC. Isso significa que algumas das opções do jogo serão sacrificadas enquanto que outras estão mais escondidas.

fm-2014-handheld-rev-10-pn

Football Manager 2014 Handheld corre da mesma maneira que a versão PC. Ao passar de cada dia iremos receber várias mensagens ou notícias sobre acontecimentos nos afectam direta ou indiretamente, até chegarmos ao dia do jogo. Grande parte dessas informações centram-se em situações que estarão a acontecer na nossa liga, até pedidos de propostas de jogadores e não só.

Tal como tem acontecido com a série, o controlo emocional, físico e psicológico são vitais para o sucesso da nossa equipa. Um jogador desmotivado ou fisicamente incapacitado nunca dará o seu máximo em campo e para isso será necessário haver uma gestão bastante rigorosa desses vários factores. Infelizmente, não é possível ter uma conversa com o jogador caso esteja em baixo ou descontente, mas nada como pô-lo a jogar para ver a sua moral subir em flecha.

fm-2014-handheld-rev-1-pn

Durante um jogo, teremos várias estatísticas que podemos ver em tempo real sendo possível alternar entre vários ecrãs com informações mais específicas, e durante uma situação digna de destaque, teremos uma visão superior do campo com animações bastante básicas em 2D do que está a acontecer. Para os jogadores que não entendem a língua inglesa, a narração em escrito do jogo não irá ajudar a perceber o que está a acontecer no jogo, mas o que vale é que as estatísticas ajudam.

Football Manager 2014 Handheld é uma versão pouco melhorada da anterior, onde para além das actualizações, foram feitas poucas melhorias. Mesmo assim, continuam uma experiência muito viciante e agora podemos levá-la para todo o lado. Mais um passo em frente.

Positivo:

  • Qualidade concentrada no tamanho do jogo
  • Transferências mais realistas
  • Modo My Club
  • Interface continua fácil de usar até em ecrãs menores

Negativo:

  • Reciclagem visual do jogo anterior
  • Várias opções da versão PC excluídas
  • Ausência da Língua Portuguesa

pn-muitobom-ana

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

  • Lfo

    Gosto desse tal MyClub mode.

  • Silver4000

    é feito pela SEGA? Não sabia.

    A série até que me deixa interesse, como é gestão e isso.

    • Majinalex

      Tens mesmo que jogar isso…é feita pela sega desde 2004 acho eu antes era o Chamionship manger…foi graças a isso que comecei a interessar me por futebol