Análise – Final Fantasy Type-0 HD

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Embora Final Fantasy 15 esteja em produção há praticamente uma década, quando a Fabula Nova Crystallis foi anunciada, foi metido lá pelo meio o jogo Final Fantasy XIII Agito.

Este jogo destinado à PSP sofreu várias transformações, modificações, mas conseguiu ver a luz do dia alguns anos depois. Infelizmente, apenas no Japão.

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Curiosamente, já com o nome Final Fantasy Type-0, este foi um jogo que foi muito mais bem recebido pelos fãs de Final Fantasy do que o próprio Final Fantasy XIII, uma reviravolta inesperada, especialmente para a Square-Enix.

Vários anos depois, eis que o ocidente pode por finalmente as mãos em Type-0. No entanto, este chega como uma versão HD remasterizada para a PS4 e Xbox One.

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Final Fantasy Type-0 HD é bastante diferente da série core de Final Fantasy, embora tenha muitas semelhanças e até elementos que fazem dele uma aventura bastante familiar.

Aqui não jogam como uma personagem ou equipa, mas sim um verdadeiro esquadrão de alunos da Class 0, uma unidade especial de cadetes criada por uma cientista, os quais conseguem usar magia sem precisar do poder dos cristais, mais uma vez, os causadores de uma grande guerra.

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Existem aqui várias referências à Fabulla Nova Crystallis, com destaque mais óbvio para a presença de criaturas como os L’cie, as missões de Focus e outras coisas que vão soar alarme em quem jogou Final Fantasy XIII.

Infelizmente, a história é algo confusa, mas é compensado em grande parte pelas personagens da Class 0. Embora não sejam todos um posso de personalidade, as suas acções e atitudes conseguem ser genuínas e existem posturas e estereótipos para todos os gostos. A narrativa segue com um bom registo e existem pontos que ganham algum poder. Mas sim, acaba por ser menos obscuro e mais interessante que toda a trama e personagens e Final Fantasy 13.

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Final Fantasy Type-0 HD é gerido por um sistema de tempo. Entre missões, podem explorar a academia, falando com personagens, recebendo missões, entre muitas outras actividades. Mesmo que a escola seja algo pequena, existe sempre algo para fazer, e podem sacrificar algumas horas do vosso tempo livre também a partir para o mundo ou criar chocobos.

Algo que os fãs de Final Fantasy à moda antiga vão adorar, é a possibilidade de explorar todo o mapa mundo tal como um Final Fantasy 7 ou 8 ou 9. Este está totalmente aberto, pode ser explorado a pé, de chocobo ou com outras engenhocas (sim, Airships também). Existem encontros aleatórios e aldeias para visitar, o que o afasta do caminho mais linear de Final Fantasy XIII.

[Todas as imagens de Final Fantasy Type-0 HD presentes nesta análise foram captadas durante as nossas sessões de jogo]

As missões por seu lado, essas sim são bem mais lineares, pois recorrem a um sistema de corredores ao estilo Dynasty Warriors, onde só passam caso consigam derrotar todos os inimigos nessa zona. É restritivo e faz com que os cenários sejam bastante simples e desprovidos de grandes interacções.

O combate em si, faz lembrar uma mistura de Kingdom Hearts com Crisis Core: Final Fantasy 7, um dos grandes clássicos de culto da PSP. Como tal, podem contar com combates aleatórios no mapa mundo, e presença de inimigos no cenário, os quais atacam num formato de acção, com botões a estarem ligados a determinados ataques e habilidades.

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Cada uma das personagens da Class 0 oferece formas de combate e habilidades distintas. Uns atacam à distância, outros com armas de curto alcance, outros com pistolas e até existem quem use chicotes ou até flautas. Em combate podem alterar em tempo real entre quem controlam e caso alguém morra, podem invocar outro aliado.

A versatilidade do combate é aumentada com a possibilidade de requisitar a ajuda de aliados antes das missões, com a presença de vários tipos de inimigos com certas fraquezas e com a possibilidade de fazer grandes ataques em equipa ou invocar Eidolons como Ifrit ou Odin. Estes são também controlados por vocês, o que é algo melhor do que só ficar a ver uma cinemática.

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Além do sistema de combate normal, existe ainda uma espécie de combates de estratégia onde precisam de controlar exércitos enquanto movem a vossa personagem em auxílio. Estes momentos não são tão recorrentes quanto isso e nem são nada de especial, por isso a dose a que são oferecidos é mais que suficiente.

Final Fantasy Type-0 HD ainda é um jogo longo, especialmente se quiserem completar tudo, pois existe muito conteúdo que só é oferecido ao jogar uma segunda vez. Além deste “new game plus” existe ainda a possibilidade de realizar missões repetidas da campanha para ganhar mais experiência e items para as personagens.

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Visualmente, Final Fantasy Type-0 HD está numa linha ténue entre o bonito e o básico. Um claro exemplo são os momentos na academia onde por vezes parece que este jogo pertence à nova geração, enquanto outros, como as missões e mapa mundo, oferecem zonas vazias com pouco detalhe e texturas bastante fracas.

Até as cinemáticas são algo mistas, com o blur e tonalidades mais escuras a fazer um bom efeito para esconder modelos de personagens algo inferiores, que no entanto mostram dedos quadrados ou roupa bem diferente do que é possível ver na versão final. O melhor de tudo é mesmo a iluminação que confere alguns momentos vivos, especialmente na academia.

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Outro elemento fraco de Final Fantasy Type-0 HD é a câmara. Esta está banhada num efeito blur e arrastamento que distraem, além disso, não é a mais prática em combate, pois atrapalha mais do que ajuda, mesmo com um lock-on automático, que nem sempre foca no inimigo que mais precisamos.

A grande vantagem de Final Fantasy Type-0 HD é o facto de não ter a pressão de um numeral nos seus ombros. Enquanto todos olham para Final Fantasy 15, este faz aquilo que um spin-off pode e deve fazer, fazer coisas diferentes e bem. Final Fantasy Type-0 HD tem Moogles, Airships, Chocobos, mapa mundo e muitos mais elementos de um Final Fantasy, aliás, até a música e vozes soam em tudo a Final Fantasy, ainda mais do que o próprio Final Fantasy XIII.

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No entanto, não sendo um numeral, pode ter o combate que quiser, a exploração e modelos de gestão que usa, sem ter de se preocupar com isso, o que acaba por ser uma grande virtude. Afinal, é num spin-off que os cridores podem explorar novas ideias e horizontes.

Mesmo que não seja um dos melhores JRPG que joguei nos últimos tempos, Final Fantasy Type-0 HD é mais que bem-vindo. Gostei do tempo que passei com estas personagens, do mundo e do ambiente. é um jogo mais negro que o habitual, mas também é um dos que colhe mais frutos com isso mesmo.

Vejam aqui a vídeo-análise de Final Fantasy Type-0 HD!

Se gostam de Final Fantasy e de JRPG no geral, então vão gostar imenso de Final Fantasy Type-0 HD.

[Nota: As primeiras unidades compradas de Final Fantasy Type-0 HD, incluem a Demo de Final Fantasy 15: Episode Duscae.]

Positivo:

  • Ambiente bem conseguidopn-recomendado-ana
  • Várias personagens para usar e evoluir
  • Bom sistema de tempo entre missões
  • Mapa mundo aberto à moda antiga
  • Muitos elementos clássicos de Final Fantasy
  • Excelente banda sonora
  • Certos momentos parecem mesmo de nova geração

Negativo:

  • Câmara com personalidade própria
  • História piora quando se afasta dos protagonistas
  • Mostra muitas vezes as origens da PSP
  • Inimigos repetem muito as suas falas
  • Cenários de missões algo vazios e lineares

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Daniel Silvestre
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