Análise – Fantasma Blitz (Board Game)

fantasma-blitz-analise-review-pn-n_00001

Se existe coisa que eu gosto, é que algo me surpreenda pela positiva ou seja algo completamente diferente do que parece à primeira vista…para melhor.

Lembram-se de Gardens, o jogo de tabuleiro de jardinagem que nos apanhou totalmente de surpresa com a sua jogabilidade exigente e momentos bem passados? Bem, Fantasma Blitz é mais um desses jogos.

Quando Fantasma Blitz nos chegou às mãos (e já lá vai algum tempo), foi logo daqueles jogos que ficou para o fundo da pilha de testes. A sua capa não era apelativa e o conteúdo mais parecia destinado aos mais novos. Como acontece com jogos de tabuleiro suspeitos, estávamos enganados.

fantasma-blitz-analise-review-pn-n_00002

Fantasma Blitz é na realidade um jogo de velocidade, destreza e um quebra-cabeças mental, isto porque vos obriga a pensar bem antes de agir e a ser os mais rápidos quando é preciso.

De forma simples e resumida, neste jogo onde podem jogar até 8 jogadores, as regras são simples, existe uma pilha de cartas e quem ficar com mais cartas quando a pilha acaba vence. O mais engraçado é que cada carta que tiram da pilha obriga a realizar uma acção, e certas penalizações obrigam a dar cartas aos adversários.

As cartas englobam vários desenhos, que podem exigir que sejam o mais rápido a apanhar um objecto que esteja na mesa, evitar certas cores, ou no caso do fantasma, tentar dizer as horas que aparecem no relógio. Como podem imaginar, isto gera grandes momentos de comédia, pois muitas vezes a pressa de responder ou de apanhar pode resultar em erros parvos e travagens cerebrais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os únicos problemas de Fantasma Blitz surgem com a repetição do jogo. É injusto quando veteranos jogam na mesma mesa com novatos que ainda não tem muita experiência e não associam logo as cartas, depois existe a outra ponta do iceberg, pois com a repetição, o jogo começa a parecer automatizado. A melhor forma de desfrutar dele é ocasionalmente por alturas de festividades.

No que toca ao visual, Fantasma Blitz podia ter beneficiado com uma arte um pouco mais complexa. Não ia certamente afastar os jogadores mais novos e existe forma de o fazer, mesmo mantendo o aspecto divertido e destinado a todas as idades. Os objectos e as cartas têm boa qualidade e pelo preço pedido pelo jogo, é uma boa aposta.

Se procuram um jogo fácil de aprender e destinado a todos os membros da família, Fantasma Blitz é um jogo a ter em conta.

Positivo:

  • Preço baixo
  • Facilidade de iniciar
  • Bom teste para os reflexos e identificação
  • Causa bons momentos de diversão

Negativo:

  • Arte podia ser um pouco melhor
  • Injusto quando novatos jogam com avançados
  • Não deve ser jogado várias vezes na mesma noite

pn-bom-ana

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.