Análise – Fallout 4: Automatron DLC

fallout-4-automatron-rev-top-pn

Depois do lançamento de Fallout 4, a promessa da Bethesda centrou-se em entregar uma boa quantidade de conteúdos extra após o lançamento do jogo final. Um desses primeiros grandes conteúdos já chegou e chama-se Automatron, uma nova vertente que puxa mais por um tema de robôs e que consegue complementar a vertente de construção e personalização destas personagens cibernéticas.

Em toda a região da Commonwealth, uma grande quantidade de robôs foi liberta e sobre o comando de uma pessoa de nome The Mechanist. Estes robôs estão a destruir e a matar tudo o que lhes aparece à frente, ficando a cargo da nossa personagem resolver este problema.

fallout-4-automatron-rev-6-pn

Dito isto, vamos através da ajuda de um robô de nome Ada tentar detectar e parar este génio louco e tentar perceber as suas motivações. Ada é uma companhia cibernética que mostra um lado emocional explicando que toda a sua caravana foi destruída e as pessoas foram mortas pelos robôs do Mechanist, tornando a nossa aventura um pouco mais pessoal.

Durante toda a nossa aventura vamos explorar zonas dentro dar região da Commonwealth e que nos darão peças fundamentais para localizarmos este vilão e apesar de haver um objectivo muito claro em mãos, este conteúdo não trás muito sumo no seu interior. Apesar de ser um DLC focado em robôs, conseguimos criar um laço emocional com Ada mas todo o resto até ao encontro com o Mechanist mostra-se um pouco fraco e repetitivo.

fallout-4-automatron-rev-4-pn

Lutar os robôs não é uma tarefa fácil inclusive quando muitos deles têm alguma variedade e que passam por bípedes, a voadores e até com rodas, variando também no estilo de combate que pode ser mais físico até ao bélico. E isto torna-se mais frequente assim que estivermos perto de encontrar o Mechanist.

Um dos pontos altos deste DLC é a inclusão de uma nova mesa de construção que nos permite não só modificar robôs, como também construí-los do zero. Não existe um grande grau de dificuldade aqui, sendo que iremos precisar de ingredientes específicos para construirmos os robôs de acordo com a nossa imaginação e também de algumas Skills da personagem evoluídas para conseguirmos enveredar por algo mais complexo.

fallout-4-automatron-rev-3-pn

O combate final com o Mechanist é algo que estaríamos à espera, havendo uma enorme onda de robôs que teremos que combater, e sem entrar em grandes spoilers, oferece-nos uma surpresa interessante no final.

O DLC Automatron ficou abaixo das minhas expectativas, onde apesar de ter começado e acabado bem, o conteúdo que fica no meio poderá ter muitas opiniões divididas. É interessante ver a Bethesda a fugir aos temas principais do jogo e isto parece ser um bom presságio para o futuro de conteúdos adicionais de Fallout 4.

Positivo:

  • Aprofundar de um tema interessante
  • Nova mesa de construção
  • Variedade dos robôs
  • Desafiante

Negativo:

  • Um pouco aborrecido pelo meio
  • Longevidade
  • Muito poucas personagens para além dos inimigos

pn-razoavel-2016

Share

You may also like...