Análise – Ever Oasis

Gestão de recursos e civilizações inteiras é algo que não agrada necessariamente a todos. Nem todos gostam de coisas como Monster Hunter ou Harvest Moon, mas há sempre quem goste deles e queira mais opções dentro do género.

Depois existem jogos que fazem uma mescla enorme de géneros, o que resulta em coisas que podem de ir coisas divertidas a outras mais peculiares.

Ever Oasis é um exemplo sério do que é uma mescla de mecânicas e funcionalidades de vários jogos. Estamos a falar de um jogo que ao mesmo tempo faz lembrar Animal Crossing, Harvest Moon, Monster Hunter e até The Legend of Zelda.

Vamos então começar com as explicações. Ever Oasis começa por fazer do jogador o líder de um novo Oasis, uma aldeia no meio do deserto que começa do zero e vai evoluindo consoante aquilo que fazem. Ao ajudar os visitantes que se instalam, estes criam lojas, as lojas atraem novos visitantes e de um momento para o outro estamos a viver rodeados de dezenas de pequenos compatriotas que trabalham nos seus afazeres e que podem partir à aventura.

Além de toda a sua componente de Animal Crossing e derivados, existe também uma componente de acção e exploração do deserto. Existem monstros para combater, mantimentos e objectos para recolher e inúmeras zonas com puzzles para resolver. Para o realizar, precisam de convocar alguns aldeões que conseguem ajudar com as suas próprias habilidades especiais que abrem novas portas ou caminhos.

O combate não é muito complicado ou exigente, mas requer alguma atenção aos ataques e timings de cada inimigo. Sendo que se trata também de um RPG, é estranho não haver uma evolução directa no terreno, mas apenas quando regressam à aldeia para descansar e trabalhar um pouco mais nos afazeres de chefe.

Mesmo não estando recheado de tarefas penosas, por vezes senti que os meus habitantes pareciam uns bébés, onde era preciso fazer tudo e mais alguma coisa por eles. Só quando a aldeia fica maior, é que sentimos que já existe alguma evolução nas tarefas e estes começam a ser mais do que simples vendedores ou apenas uns chatos que não sabem fazer nada sozinhos.

Outra parte aborrecida é a quantidade de missões que existem, que passam a estar limitadas apenas a uma de cada vez. Mesmo que existam mais missões na lista de tarefas, só podemos escolher uma, o que nos trama em situações onde múltiplos habitantes nos pedem uma espécie de tarefa limitada que desaparece com o passar do tempo. Porque não fazer tudo ao mesmo tempo?

Como é um jogo com muito para fazer, podem contar à vontade com mais de 25 horas de história, apoiada por mais de duas dezenas de missões secundárias e extras para fazer. Existem ainda masmorras extra personalizáveis com inimigos e dificuldade que podem escolher, o que aumenta a longevidade do jogo.

Em termos gráficos, Ever Oasis é um jogo bonito, embora não seja exactamente do melhor que a Nintendo 3DS já apresentou. A verdade é que se trata de um jogo cheio de personagens com um visual “fofinho” e cores bastante coloridas sem procura pela perfeição. A banda sonora e sons das personagens também são bastante engraçadas, encaixando bem no tema e visual.

Embora tenha alguns pontos menos positivos, Ever Oasis é uma experiência bastante divertida e recompensadora. Se são fãs de coisas como Animal Crossing ou Fanatsy Life vão gostar bastante de Ever Oasis.

Positivo

  • Ver a aldeia a crescer
  • Explorar o deserto com os habitantes
  • Muito para fazer
  • Puzzles bem pensados

Negativo

  • Alguns habitantes são uns encostados
  • Ter de regressar à aldeia para quase tudo
  • Lista de missões limitada

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

  • JSP

    Tenho andado curiosa com este jogo, ainda estou a ponderar compra-lo mas alguns dos cons fazem me repensar se não quero esperar mais um pouco antes de comprar com tanto jogo que está para sair. Obrigada pela análise!