Análise – DanMachi: Sword Oratoria (Vol. 9)

  • Volume: 9
  • Géneros: Acção, Aventura, Comédia, Fantasia, Romance, Seinen
  • Publicadora JPN: SoftBank Creative
  • Publicadora ING: Yen Press
  • Formato: Light Novel

 

Com nove volumes dentro a história principal de Sword Oratoria ainda está longe de terminar, andando a avançar a passos de bebé. Mas isto é algo que tenho vindo a dizer na abertura de cada nova análise a este spin off da série DanMachi que foca-se em Aiz e companhia.

Apesar de a Loki Familia aparecer na história principal de vez em quando, este spin off ultimamente tem saltado alguns desses encontros, contando antes outras histórias que tiveram lugar entre esses eventos. Este volume por sua vez tem lugar em paralelo com os eventos do oitavo volume, embora esse volume focava-se antes em história isoladas que iam decorrendo durante um certo evento. Aqui o autor aborda a mesma ideia para finalmente explorar um pouco o passado de Aiz.

 

SINOPSE

The times mau change, but the legends of adventuring never will!

After Bete helps bring an end to the Amazon hunt, there’s hardly a moment of rest before a new threat approaches Oraria! The Kingdom of Rakia has dispatched a massive invading army, and advneturers anwser the call to halt their advance.

As Loki Familia readies itself for battle once more, a young girl’s unexpected question opens the door to the past when Riveria share one small, private story about her days during Aiz’s childhood.

While the fragments of memory lead the high elves’ thoughts to times long gone, the frown-up Aiz feels conflicted after finding herself in a village that worships a dragon…Has she changed since her first fitful days of fighting monsters, or is some part of her still the Doll Princess?

 

O formato deste volume é composto por duas histórias por capítulo; uma que foca-se no presente que está a ter lugar durante os eventos do oitavo volume da série principal, sob a perspectiva de Aiz, e outro que revela um pouco do passado da protagonista durante o primeiro ano em que esta juntou-se à Loki Familia. O objectivo é fazer a distinção entre uma Aiz mais nova, que não ouvia ninguém e apenas focava-se em combater dia e noite, e a Aiz actual que pensa antes de agir e criou amizades com várias pessoas. No entanto o foco principal acaba por ser a relação que Aiz criou com Riveria, com esta a ser uma segunda mãe para a mesma.

As secções do presente não tem muito por onde pegar, tendo em conta que Aiz cruza-se com Bell na história principal, e de outros elementos tomarem lugar durante esses momentos, não havia muito a explorar aqui que já não tivesse sido feito anteriormente. A história geral de Oratoria não avança com este novo volume, sendo que o presente das personagens apenas marca presença para estabelecer uma recordação do passado de Aiz.

O passado começa com o momento em que Aiz junta-se à Loki Familia e depois vai saltando para vários episódios que foram acontecendo ao longo de um ano. Metade da história do passado foca-se na personalidade de Aiz que na altura era uma de desobediência e irresponsabilidade, focando-se apenas em matar monstros sem preocupar-se com nada mais. Durante estes episódios o autor explora como a mesma foi formando uma amizade com os três elementos principais da Loki Familia, Fin, Gareth e Riveria, com esta última a tomar a outra metade da história do passado.

Tanto na série principal como neste spin off sempre foi óbvio que a relação entre Aiz e Riveria sempre foi a mais especial, com esta a entender Aiz melhor que todas as outras pessoas e com Aiz a confiar mais na sua figura mãe mais do que nos outros. Obviamente que a relação de ambas a início não era assim, em especial devido aos eventos recentes que haviam acontecido na altura, mas este volume oferece um olhar em como ambas começaram a abrir-se uma à outra após várias dificuldades. Foi bom finalmente ver um pouco do passado de Aiz, mas ainda existe várias coisas por concluir; felizmente tendo em conta os eventos que vão ter lugar na história principal após este episódio, pode ser que Sword Oratoria finalmente avance mais um pouco na sua história com os próximos volumes.

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Share

You may also like...