Análise – Color Zen

color-zen-rev-top-pn

Color Zen é um jogo de puzzle com uma vertente muito mais complexa quando comparado com outros. O jogo já foi lançado para outras plataformas como Wii U e dispositivos móveis e eis que agora chega à portátil da Nintendo. O estúdio responsável por este jogo é a Large Animal Games que tem no seu reportório um grande enfoque em jogos de puzzle.

Color Zen não é excepção a esta aposta constante da Large Animal Games e puxa por uma vertente puzzle que irá fazer puxar pela nossa massa cinzenta. Curiosamente, o jogo adopta um estilo muito minimalista e uma jogabilidade muitíssimo simples, mas não pensem que o mesmo acontece na mecânica de jogo.

color-zen-rev-5-pn

A finalidade é bastante simples, precisamos de eliminar as várias figuras geométricas coloridas que estão no ecrã movendo-as, sendo que no final disto tudo, o ecrã inteiro terá de ficar com u,a cor igual à que é apresentada no rebordo do ecrã e sem peças em jogo. A maneira como chegamos ao nosso objectivo é que é mais complicado.

Sempre que arrastamos e tocamos duas formas geométricas de cor igual com o ecrã táctil, o ecrã enche-se dessa cor, e apesar do jogo a início mostrar-se bastante simples, a cada desafio este começa a adicionar novas formas geométricas com várias cores inseridas e que complicam ainda mais o que parecia fácil. Com o passar dos níveis, novas mecânicas são inseridas, como as peças brancas que quando tocadas noutras peças de cor diferente, espalham a cor pelo ecrã, ou as peças negras que eliminam as peças que forem tocadas.

color-zen-rev-3-pn

Depois de interiorizada a mecânica de jogo, vamos conhecer os vários níveis com os seus problemas por resolver. Normalmente os cenários têm que ser efectuados de uma maneira específica para que a cor de fundo coincida com a cor necessária para passar de nível, mas muitas das vezes ficamos com peças que não nos ajudam nesse sentido e as resoluções não se mostram muito fácil.

Aliás, a dificuldade é um ponto bem assente neste jogo, mostrando-se penoso e por vezes frustrante para os que tentem fazer frente a Color Zen sem puxar pelo cérebro. Normalmente será necessário alguns minutos e uma boa dose de concentração para resolver os problemas, mas em grande parte das vezes a dificuldade será demasiado acentuada, podendo frustrar rapidamente certos jogadores.

color-zen-rev-2-pn

Minimalista é a palavra chave para este jogo. Tudo é excessivamente simples, desde o menu inicial até ao jogo em si. Enquanto jogamos Color Zen, não vemos praticamente nunca qualquer tipo de palavras ou ajudas. Se por acaso precisarmos de qualquer tipo de dica ou explicação do jogo, teremos que recorrer ao menu de pausa. A música encaixa perfeitamente nesta experiência, com um reportório de música electrónica a roçar o estilo lounge.

Color Zen é um bom jogo e um excelente desafio para quem gosta de jogos de puzzle. O seu minimalismo e a música relaxante complementam-se bem, mas a dificuldade por vezes acentuada poderá afastar alguns jogadores.

Positivo:

  • Um jogo puzzle diferente
  • Inúmeros desafios
  • Apresentação e música encaixam que nem luva
  • Problemas de mexer a massa cinzenta

Negativo:

  • Dificuldade acentuada para algumas pessoas

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...