Análise – Color Zen Kids

color-zen-kids-rev-top-pn

Para criar uma versão mais acessível de Color Zen, a Large Animal Games revelou Color Zen Kids, um jogo que tal como o nome indica, é mais focado para crianças.

Color Zen é um desafio de puzzle bastante inovador pelo jogo de cores que apresenta. Ao contrário de andarmos a juntar a peças ou resolver outro tipo de quebra cabeças com estes mesmos objectos, somos apresentados a um jogo que brinca com a cor.

color-zen-kids-rev-3-pn

A finalidade é bastante simples, precisamos de eliminar as várias figuras geométricas coloridas que estão no ecrã, sendo que no final disto tudo, o ecrã inteiro terá que ficar da mesma cor que é apresentada no rebordo do ecrã e sem peças em jogo. A maneira como chegamos ao nosso objectivo é que é mais complicado.

Sempre que tocamos duas formas geométricas de cor igual com o ecrã táctil, o ecrã enche-se dessa cor, e apesar do jogo a início mostrar-se bastante simples, este começa a adicionar novas formas geométricas com várias cores inseridas e que complicam ainda mais o puzzle. Com o passar dos níveis, novas mecânicas são inseridas, como as peças brancas que quando tocadas noutras peças de cor diferente, espalham a cor pelo ecrã, ou as peças negras que eliminam as peças que forem tocadas.

color-zen-kids-rev-2-pn

Para esta versão Kids de Color Zen, existem algumas diferenças que saltam rapidamente à vista. Primeiro a inclusão de formas geométricas nos puzzles que se assemelham a algo mais óbvio como animais, o que torna a visualização mais fácil, sem falar que as músicas estão um pouco mais infantis sem perder o charme techno.

Outro ponto é a dificuldade menos acentuada no que toca aos puzzles. Curiosamente, senti que o jogo estava mais à altura no que toca à dificuldade dos puzzles, algo que eu me queixei um pouco na análise do primeiro.

color-zen-kids-rev-1-pn

Color Zen Kids é um boa alternativa para quem tem crianças em casa e quer pô-las a mexer a massa cinzenta. Ou então podem fazer como eu e comprar esta versão porque a dificuldade é menor – shame on me.

Podem ler também a minha análise a Color Zen aqui.

Positivo:

  • Um bom jogo de puzzles
  • Adequado às crianças
  • Apresentação menos surrealista
  • Vários desafios
  • Banda sonora

Negativo:

  • Mesmo para algumas crianças poderá ser difícil

pn-bom-ana