Análise – Chroma Squad

chroma-squad-rev-top-pn

Séries televisivas como Power Rangers ou VR Troopers fizeram parte da nossa infância e apesar de agora haver uma nova geração de novos títulos, este tipo de super heróis ficarão para sempre gravado na memória de todos nós.

Os brasileiros da Behold Studios decidiram pegar nessas nossas memórias e dar uma pequena dose de magia ao conceito. Chroma Squad é o projecto que pega nesse conceito – conhecido no Japão como Sentai – e transporta-o para o ecrã do nosso PC num jogo de estratégia por turnos.

chroma-squad-rev-1-pn

Sendo assim iremos juntar uma equipa de actores e dirigir o nosso próprio estúdio Sentai. Desta maneira iremos criar a nossa própria base de fãs, história e super heróis. Podemos escolher entre vários actores disponíveis onde alguns tiram inspiração a grandes nomes do cinema como Bruce Lee, Scarlett Johansson ou Wesley Snipes, até outros mais bizarros como um castor ou um alien. Só nesta fase de configuração e personalização começamos a ter alguma noção do humor inserido no jogo.

Depois de tudo pronto, vamos seguir um guião cujas missões serão divididas por episódios e nesses ditos episódios iremos combater um grupo de inimigos e no final enfrentar um boss. A construção destes episódios têm certas nuances que as diferenciam, mas no geral são todas praticamente as mesmas e a não ser que estejamos a ser apanhados pela boa onda do jogo, alguns poderão ficar fartos a meio do jogo.

chroma-squad-rev-5-pn

Para não afogar o jogador com informação e inúmeras mecânicas, a Behold Studios apresenta as várias possibilidades faseadamente, como a possibilidade de usarmos espadas e armas, ou então os combates entre o nosso Mecha e uma versão gigante do boss de um episódio, bem ao estilo Power Rangers.

Inicialmente começamos os combates com as versões humanas dos nossos actores e passado pouco tempo poderão “transmorfar” e tornarem-se no Chroma Squad. A movimentação é feita através de uma grelha no qual as personagens deslocam-se por blocos e dependendo das habilidades de cada um, existem ataques especiais que poderão ser feitos para além dos simples murros e pontapés. Podemos também efectuar golpes em conjunto que causam muito mais dano a um único inimigo e com vários efeitos especiais.

chroma-squad-rev-6-pn

Tal como acontecia na série os inimigos têm um aspecto praticamente igual havendo vários tipos desses, como simples lutadores, equipados com armas, outros mais fortes e resistentes a ataques e cabe ao jogador decidir a abordagem a ter. A fraca variedade nos inimigos não ajuda muito a manter os combates interessantes, isto porque o jogador ficará rapidamente familiarizado com os padrões de movimentos.

Os combates de Mecha dão uma certa espectacularidade e charme aos combates, mas são bastante simples de fazer. Podemos spammar o botão de murro e efectuar o máximo de ataques que podermos até falharmos, passando assim o turno ao inimigo, e sempre que o boss atacar teremos que fazer um pequeno QTE para determinar a intensidade da nossa defesa. Para acabarmos com o inimigo em estilo, podemos atacar com o nosso sabre e efectuar um golpe mortal.

chroma-squad-rev-2-pn

A audiência e grupo de fãs é um ponto fundamental no jogo e que permitirá um maior aumento no nosso capital. Cada missão tem simples objectivos como manter todos os actores vivos, matar um inimigo em poucos turnos ou acabar o boss com um ataque especial e isso juntamente com o combate em si que iremos desempenhar ajudará na pontuação final que nos irá dar dinheiro.

Esse dinheiro pode ser gasto em vários aspectos que estão behind the scenes. Desde aumentar e melhor o nosso estúdios com vários props – props esses que podem influenciar os actores, audiência, etc – comprar e até fazer equipamentos através de um sistema de criação de items, bem como melhorar aspectos do nosso Mecha.chroma-squad-rev-4-pn

A apresentação de Chroma Squad é um regalo para os fãs de jogos com píxeis enormes e neste departamento não falha. Muitas cores, bastantes cenários e alguma variedade no que toca aos equipamentos do Chroma Squad ajudam em muito nesse aspecto. Os efeitos especiais dignos de uma série Sentai estão também incluídos com bastantes explosões à mistura, muita luz e não só. O mesmo pode ser dito da banda sonora, que apesar de ser à base de chiptune, mostra-se muito forte e encaixa muito bem nesta experiência.

Chroma Squad é um jogo para várias audiências, conseguindo abranger os fãs de RPG, séries de super heróis ao estilo Power Rangers, bem como os que adoram pixel art. Apesar da haver um certo elemento repetitivo nas missões, Chroma Squad não irá desapontar os que experimentarem.

Positivo:

  • Uma fórmula entre RPG por turnos e super heróis bem conseguida
  • Comédia e boa onda do jogo
  • Personalização dos nossos heróis
  • Bosses variados e hilariantes
  • Apresentação vibrante

Negativo:

  • Um pouco repetitivo
  • Pouca variedade nos inimigos simples

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...