Análise – Chibi-Robo Let’s Go Photo!

chibi-robo-lets-go-photo-rev-top-pn

Ficariam surpreendidos se eu dissesse que o primeiro jogo da série Chibi-Robo teve o envolvimento de Shigeru Miyamoto? Pois, é verdade. Esta série começou na GameCube tendo saltado rapidamente para as portáteis da Nintendo. Chibi-Robo, Let’s Go, Photo! é o primeiro jogo desta caminhada a ser lançado na Nintendo 3DS, pelo que já chegou ao Japão no ano passado e este foi lançado no Ocidente.

Este novo Chibi-Robo fala sobre um robô multi-funções mas que está focado em ajudar uma pessoa a criar um museu de tralha…sim tralha. Para iremos usar a câmera da nossa Nintendo 3DS e fotografar toda a nossa casa, mas já lá vamos. Chibi-Robo é um pequeno robô que irá fazer isso tudo mas também terá várias tarefas pela frente no lar que se encontra.

chibi-robo-lets-photo-rev-3-pn

O pequeno robô é controlado normalmente numa vista 3D e tem algumas opções como saltar e agarrar na ficha que está agarrada ao seu corpo. Esta ficha é vital para carregar a bateria de Chibi-Robo e gravar o jogo, isto porque se deixarmos a sua bateria acabar todo o progresso que fizemos será perdido. No início este aspecto será extremamente irritante, porque certas tarefas irão consumir a bateria do robô muito depressa.

O objectivo principal do jogo centra-se em coleccionar tralha para este museu e essa tarefa será feita através de fotografias tiradas com a Nintendo 3DS. No início dão-nos formas e basicamente teremos que encontrar objectos em nossa casa que tenham a mesma forma desses objectivos, sejam eles circulares, rectangulares ou outro tipo de forma. É uma tarefa fácil de fazer e até um certo ponto, bastante divertida.

chibi-robo-lets-photo-rev-4-pn

No início teremos poucas formas desbloqueadas, sendo que precisamos de jogar os restantes modos para haver um desbloqueio da tarefa principal. Nos restantes modo iremos basicamente coleccionar Heart Points que são fundamentais para a nossa progressão. Estes Heart Points são ganhos em missões feitas com outros NPCs – grande parte aborrecidas, outras não – ou ao limpar certas zonas especiais como a cozinha, garagem e até encontrar items escondidos.

Tudo isto torna-se num ciclo vicioso, mas seria desculpável se fosse minimamente divertido. A verdade é que fazer as mesmas tarefas vezes e vezes sem conta – com algumas pequenas alterações – torna este jogo muito aborrecido após as primeiras horas.

chibi-robo-lets-photo-rev-5-pn

A apresentação é um misto entre o péssimo e alguma qualidade técnica pouco vista na 3DS. O jogo tem um motor de jogo que puxa uma certa qualidade em algumas partes do cenário e até NPCs, mas vê-se que foi pouco trabalhado, isto porque em certas zonas ou com o 3D ligado, a frame-rate do jogo baixa consideravelmente. Mas a cereja no topo do bolo é sem dúvida as vozes irritantes, que se baseiam numa língua inventada e que é extremamente irritante passado algum, sem falar que os diálogos são muito constantes.

É uma pena, Chibi-Robo Let’s Go Photo! é uma ideia interessante que foi muito mal aproveitada. Apesar de não ser o pior jogo, haverá quem goste deste jogos, mas poucos tirarão partido deste título da Skip Ltd.

Positivo:

  • Chibi-Robo fácil de controlar
  • Alguns detalhes gráficos
  • Ideia interessante…

Negativo:

  • …mal aproveitada
  • Aborrecido passado algum tempo
  • Narração de voz irritante
  • Apresentação má

razoavel-oficial-an-pn-img

vxczklaioj