Análise – Art of Balance

art-of-balance-rev-top-pn

Art of Balance não um nome desconhecido dentro da Nintendo, isto porque o jogo já fora lançado para Wii através do WiiWare no passado e agora tem uma nova oportunidade. A Shinen Multimedia é a responsável por este jogo que chegou não só às consolas caseiras da Nintendo como também à Nintendo 3DS.

Art of Balance é um jogo de físicas que mistura um pouco da vertente puzzle. Basicamente o objectivo centra-se em empilhar e balancear várias peças que nos são dadas sem que elas caiam para fora da zona de jogo. O que parece uma tarefa fácil com o passar do tempo torna-se difícil havendo algumas maneiras alternativas de conseguirmos o nosso resultado.

art-of-balance-rev-3-top

Com um espaço inteiramente “zen”, vamos poisar as peças que nos são dadas num pequeno recipiente com água e fazer com que se mantenham estáveis durante algum tempo. Normalmente as peças variam entre cruzes, círculos, letras L, e aquilo que parece uma tarefa fácil é na verdade mais complexo do que imaginam. As bases onde vamos colocar as nossas peças não são certas, havendo escolhas em termos de peças iniciais que são bastante óbvias, mas outras ainda deixam-nos a puxar pela massa cinzenta.

É um conceito bastante simples, mas que mantem-nos agarrados por mais puzzles. A ânsia por tentar resolver mais e mais puzzles com as simples peças e superar as tarefas que nos são postas oferecem um sentimento de recompensa muito favorável. Modos também não faltam, desde o modo clássico que nos vai dando alguns puzzles pelo caminho e novas variantes da mecânica, como o modo Endurance que permite três erros e coloca-nos vários puzzles pela frente. Multiplayer faz também a sua presença com alguns modos que irão colocar os amigos de casa agarrados ao ecrã.

art-of-balance-rev-2-top

Um dos pontos chave deste jogo é toda a sua apresentação. Todo o jogo transpira calma e harmonia, algo necessário para que consigamos ter sucesso no jogo. Os cenário de fundo mostram algumas plantas e objectos simples pelo que a qualidade das mesmas é impressionante. A banda sonora relaxante parece tirada de um algo CD de lounge ou chill-out complementa este tema de harmonia e concentração.

Art of Balance é um jogo impressionante da loja digital da Nintendo que oferece uma experiência gratificante. Empilhar peças nunca foi tão divertido e recompensador, portanto é um título ao qual devem experimentar.

Positivo:

  • Apresentação no geral bastante “Zen”
  • Requer alguma concentração
  • Divertido e gratificante
  • Jogabilidade fácil mesmo para este tipo de jogo

Negativo:

  • Por vezes podemos perder a paciência

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...