Análise – A Lenda do Herói – O Jogo (por Mr. Henry)

a-lenda-do-heroi-01-pn

NOTA: Este artigo foi escrito por um membro da comunidade do PróximoNível. Se quiserem ter um artigo de opinião, análise ou outro género de artigo destacado no site, podem enviar o mesmo para um dos membros da equipa do site. Depois de aprovação final, este é publicado sobre alçada de um dos editores, mas devidamente identificado, dando créditos ao escritor do mesmo.

Este jogo é produto de uma famosa série de vídeos para o Youtube com o mesmo nome criado pelos Castro Brothers e pelo apoio de milhões de subscritores do canal para trazer o que antes era um conceito com pernas para andar e pelos milhares que apoiaram monetariamente na plataforma de crowdfunding brasileira Catarse.

Lançado para o PC, este jogo replica os antigos jogos de plataformas com um trunfo: a jogabilidade é toda cantada pelo herói como se fosse um musical (como acontece nos vídeos dos Castro Brothers).

A história d’A Lenda do Herói – O Jogo segue uma linha genérica. Há um herói que anda numa missão de salvar a princesa contra o mal opressor e, assim, passa por localizações exóticas como selvas, desertos, grutas, e luta contra criaturas que o impedem de chegar ao seu objetivo.

Este jogo está dividido por fases que são representadas por localizações e cada fase tem 3 actos mais uma fase Boss depois de completar o 3º acto. Ainda existe uma localização no mapa denominada de “A Cidade” que é onde se compram items e se aprende novas técnicas com o ouro que ganhas pelos actos.

Como já tinha referido, o herói canta durante o seu percurso e faz isso com rimas muito cómicas e que por vezes quebram a “quarta parede”. Sempre que vê um novo inimigo, passa por uma dificuldade, encontra um item dentro de um baú ou até mesmo quando está parado no mesmo sítio, ele canta o que se passa naquele momento. Quem dá a voz a este herói é o Marcos Castro, o criador do canal. Curiosidade, quem dava a voz ao herói no video da primeira fase foi na verdade o irmão mais velho, Mateus Castro e só depois com muito treino e ajuda dele, é que Marcos começou a ter mais predominância no video com a sua voz.

Outra característica predominante deste jogo são as lutas com os bosses. Ao contrário de muitos jogos hoje em dia, vais precisar de observar os planos de ataque do boss e engendrar uma estratégia para o derrotar, o que é um ponto extremamente positivo porque hoje em dia temos a vida muito facilitada e não temos que fazer mais nada a não ser gastar balas ou bater num gajo até ele morrer. Existem 7 bosses e cada um com um plano de ataque diferente e são relativamente complicados de matar se não souberes como o atacar primeiro, por isso recomendo que o observem primeiro antes de o atacarem e depois morrerem vezes e vezes sem conta.

a-lenda-do-heroi-03-pn

Tendo jogado desde o lançamento do jogo, tive a sorte (ou o azar se quiserem entender dessa maneira) de encontrar vários erros em que alguns deles ainda existem. Vou passar a enunciar alguns dos problemas que encontrei no tempo de estreia do jogo:

  • O jogo não grava entre atos (têm que passar a fase completa para ficares com o ouro, as vidas que acumularam e itens que ganharam durante a vossa partida). Um conselho que propus foi que quando acabávamos um ato, o jogo era guardado automaticamente para que possamos estar descansados que não teríamos de passar outra vez a fase toda do início (corrigido com o update 1.2.05);
  • Se jogarem com as legendas ligadas, vai haver partes durante o jogo e no final de cada ato em que a legenda não aparece. Neste momento a maior parte dos bugs relacionados a este problema foram corrigidos, mas ainda se encontram alguns destes por aí;
  • Houve vezes em que o título do ato nem sequer aparecia depois de ter morrido antes de chegar a um checkpoint (pelos vistos os desenvolvedores queriam que o título não fosse mostrado outra vez depois de termos morrido por isso este está “resolvido”);
  • Por vezes ouvimos uma rima mais do que uma vez, o que é um bug tremendo porque como foi prometido pelos criadores, as rimas não devem ser repetidas para não estragar o percurso da jogabilidade (resolvido na altura em que esta análise foi escrita inicialmente no fórum da comunidade).

a-lenda-do-heroi-02-pn

No entanto, a equipa que está na parte técnica do jogo tem estado a trabalhar nesses bugs e lançam updates quase de hora a hora para que, depois de estar um jogo livre de bugs, eles comecem a criar a opção de ouvir o musical em inglês para o resto do mundo e um DLC com uma “lenda” mais mórbida dada o nome de A Lenda dos Mortos.

Para quem já ouviu falar da série dos Castro Brothers ou que quer uma experiência totalmente diferente do que tem aparecido nestes últimos tempos, A Lenda do Herói – O Jogo é para vocês e vão se rir imenso com as aventuras e desventuras do bravo herói.

Quero agradecer ao pessoal do PróximoNível por me terem dado esta oportunidade de partilhar uma das minhas análises. Esta foi a minha primeira análise alguma vez feita no site e tive muito orgulho em partilhá-la. Se quiserem ver mais, por favor dêem uma olhadela na secção Análises da Comunidade do Fórum e, se quiserem, começarem a partilhar também as vossas análises e opiniões lá.

a-lenda-do-heroi-04-pnPositivo

  • Humor
  • Visuais que relembram os antigos jogos de plataformas
  • Uma narrativa toda ela cantada pelo herói
  • Bosses desafiantes

Negativo

  • Bugs nas legendas

 

Share

You may also like...