Análise – 3D Super Hang-On

3d-super-hang-on-rev-header-pn

Com o lançamento da 3DS, foram abertas várias portas para a tecnologia 3D na portátil da Nintendo. Para além de praticamente todos os jogos originais serem compatíveis com a funcionalidade, a Nintendo está também a trazer outros antigos que possam tirar partido do 3D e terem um lançamento novo.

Com isto, a Nintendo está a preparar uma série de jogos que serão lançados digitalmente com uma panóplia de funcionalidades extra, novidades em termos de jogabilidade, e como é claro, a capacidade de serem vistos em 3D. O jogo que irei falar já de seguida é um clássico da SEGA e de Yu Suzuki, Super Hang-On. O jogo foi lançado para as arcades, Mega Drive e manteve-se actualizado com o passar das gerações.

3d-super-hang-on-rev-top-pn

Super Hang-On é um jogo de motas onde combatemos praticamente contra o relógio. Muito ao género de OutRun – jogo também criado por Yu Suzuki – vamos ter que passar os vários checkpoints que estão no nosso trajecto sem deixar que o contador chegue ao zero. O nosso caminho não será fácil, visto que existirá uma conjugação entre velocidade e não sair de pista. Podemos tentar andar o mais rápido possível, mas isso significa que poderemos ir mais vezes para fora de pista e embater nos objectos que lá residem.

Iremos então acelerar a mota ao nosso gosto e assim que atingirmos o máximo de velocidade, podemos ativar o turbo que faz com que ela ande ainda mais depressa. A jogabilidade frenética fará com que lutemos com a nossa mota constantemente, onde em várias curvas esta irá deslizar para fora da pista e somos nós a controlar a velocidade e intensidade para que esta não se despiste, mas isto tudo sem perder muito tempo. As motas que estão na pista também poderão apresentar-se como entraves problemáticos por vezes, onde um simples contacto faz com que a nossa mota seja atirada para o lado.

3d-super-hang-on-rev-2-pn

À nossa escolha existem níveis de dificuldade que estão catalogados como alguns continentes do nosso mundo. Quanto mais fácil a dificuldade, menores serão os trajectos e menos curvas terão os mesmos. Interessante também é a escolha de músicas logo antes do início da corrida que faz lembrar o clássico OutRun.

Nesta versão existem várias opções que foram adicionadas. A de maior destaque é sem dúvida a inclusão do 3D. Esta funcionalidade oferece um maior percepção dos circuitos que iremos sem falar que dá um nível maior de espectacularidade no geral. É um 3D que funciona bem, mas mesmo assim fiquei com algumas dificuldades a tentar focar na zona centro do ecrã e no meu caso, esta experiência especial acabou depressa.

3d-super-hang-on-rev-1-pn

Neste jogo vamos poder gravar replays dos nossos jogos para mostrar mais tarde, mas infelizmente só podemos ter um único replay guardado na nossa consola. Engraçado é o facto de podermos controlar a moto através do ecrã táctil, algo que funciona bem mas requer alguma habituação. Para aumentar ainda mais o realismo das arcadas, podemos inserir a opção de girar o ecrã – como se estivéssemos montados na mota da arcada – e a moldura do ecrã mostra também a réplica da arcada.

3D Super Hang-On é uma versão única e bem conseguida. Apesar do 3D  não ser tão perfeito quanto se esperava, cumpre o seu papel tornando esta versão muito boa. Aconselhável não só aos fãs mas também aos mais curiosos.

Positivo

  • Continua a ser uma experiência muito boa
  • Personalização do ecrã
  • Várias maneiras de controlo
  • Gravação de replays
  • 3D dá um nível de espectacularidade…

Negativo

  • …mas não está a 100%
  • 3D com o os controlos de movimentos são uma tarefa praticamente impossível

pn-muitobom-ana

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...